Fatma aponta que apenas 50,7% dos pontos monitorados em SC estão impróprios para banho

Atualizado

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) divulgou o sexto relatório de balneabilidade da temporada de verão nesta sexta-feira (19). De acordo com o documento, dos 215 pontos monitorados, 109, que correspondem a 50,7%, estão próprios para banho. As coletas foram feitas entre os dias 15 e 19 deste mês. 

Os pontos próprios diminuíram de 135 para 106 com relação ao relatório da semana passada, passando de 62,8% para 49,3%. Em relação ao relatório anterior, 35 pontos de Santa Catarina passaram a ser impróprios e seis mudaram para próprios.

A grande quantidade de chuva que caiu no Estado nas duas primeiras semanas do ano ainda impacta nos resultados obtidos. “Para avaliar um ponto é necessário compilar os dados das cinco últimas análises consecutivas. Então, os índices deste relatório ainda levam em conta as coletas anteriores, que apresentaram números expressivos de bactérias levadas até o mar por meio das chuvas”, explica o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

De acordo com este relatório, dos 75 pontos avaliados em Florianópolis, 30 (40%) estão próprios para banho. No restante do litoral, 76 (54,3%) dos locais analisados estão aptos para os banhistas. O relatório completo está disponível no site da fundação ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Mais conteúdo sobre

Estado