Feira expõe artesanatos produzidos por alunos de escolas profissionais de São José

Ao entrar na Escola Profissional de Campinas, em São José, parece que o visitante é transportado para outro lugar, cheio de cores, luzes, bichinhos e doces. É a Feira de Artesanato, que neste ano tem o tema ‘O mundo doce do artesanato’. São balas, pirulitos, sorvetes e outras gostosuras para decorar a árvore de Natal e onde mais a criatividade mandar.

Doces coloridos chamam a atenção. – Foto: Marcela Ximenes/ND

Leia mais:

Realizada há 11 anos, a feira reúne uma diversidade de peças com tema natalino. Há de tudo: porta panetone, porta vinho, toalhas e caminho de mesas, guardanapos e panos de prato, guirlandas, duendes e, claro, papais-noéis de todos os tipos.

Todo artesanato exposto na feira foi confeccionado pelos mais de 1,4 mil alunos da escola matriculados em três turnos. É um trabalho que leva meses, segundo conta o diretor da escola, Luís Antônio de Aguiar.

Toda decoração e produtos em exposição foram feitos por alunos e professores da Escola Profissional Campinas – Foto: Marcela Ximenes/ND

São três pisos de exposição e uma variedade de produtos. Peças de tricô e crochê, bordados, bonecas, artes aplicadas, lingeries, quadros e tudo o que foi produzido nos 15 cursos oferecidos pela Escola Profissional.

No final da tarde dessa quarta-feira (6), as amigas Silvia Monteiro e Rosmari Zanini visitavam a feira em busca de objetos para decorar a casa e presentes para distribuir no final do ano.

Visitantes procuravam objetos de decoração e presentes – Foto: Marcela Ximenes/ND

Para elas, além da qualidade e beleza dos produtos, o que chama atenção são os preços. “Não tem preço melhor. Acho que é assim porque não tem atravessador. A pessoa faz e vende aqui mesmo”, comenta Rosmari.

O valor da venda é para o próprio artesão, a escola oferece o espaço e não recebe pelo que é arrecadado.  O diretor Aguiar explica que os valores são administrados pela APA (Associação de Pais e Professores) que os aplica na manutenção de equipamentos, melhoramentos e consertos de última hora.

A feira também está ocorrendo nas Escolas Profissionais Picadas do Sul e Santo Antônio.

Feira pode ser visitada até sábado, dia 9 – Foto: Marcela Ximenes/ND

Serviço

  • Feiras Natalinas de Artesanato das escolas Profissionais de São José
  • Quando: até sábado (9) nas Escolas Profissionais Picadas do Sul e Campinas, e até 11 na Escola Santo Antônio
  • Horário: 14h às 21h
  • Entrada: gratuita

Geral