Fenatran lança caminhão sem retrovisor, elétricos e movidos a gás

Atualizado

Gigantes do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil investem em caminhões inteligentes e conectados, serviços digitais e sustentabilidade. Marcas como Mercedes-Benz, Scania, Peugeot, VW e Citroën mostram as novidades na Fenatran até sexta-feira (18) em São Paulo.

Marcas como Mercedes-Benz, Scania, Peugeot, VW e Citroën mostram as novidades na Fenatran até sexta-feira (18) em São Paulo

A feira foi aberta na segunda-feira (14) no São Paulo Expo. O novo cenário econômico com a baixa inflação e a queda da taxa de juros anima o setor. De janeiro a agosto, segundo a Anfavea, a venda de caminhões aumentou 41,42% no país.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, calcula que até o final do ano este número chegue a 100 mil veículos vendidos.

A estimativa da frota de caminhões no Brasil até o ano passado era de 1,92 milhão, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) . No ano 2000, esse número era de 1,14 milhão. Houve um crescimento de 68% em 18 anos.

A Mercedes-Benz lança na Fenatran o Novo Actros com 530 cv de potência e o primeiro caminhão sem retrovisor da América Latina. Os espelhos foram substituídos pelas câmeras MirrorCam. Esta tecnologia reduz o consumo por conta da vantagem aerodinâmica sem os retrovisores externos.

Novo Actros – Foto: MALAGRINE/ND

Caminhões elétricos

A VW Caminhões e Ônibus anunciou a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros na Fenatran. Os veículos serão produzidos com oito parceiros comerciais, através de um sistema de e-Consórcio.

A Weg, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, é parceira no empreendimento.  O presidente Harry Schmelzer Jr. participou do lançamento do produto na Fenatran.

Caminhões movidos a gás

Já a Scania apresenta seu caminhão 100% movido a gás natural liquefeito (GNL). A redução de emissões de CO2 pode chegar a até 15% em comparação a similares a diesel.

Scania S 500 6×4 Highline, general cargo transport. – Foto: Silvio Serber/Divulgação/ND

Mais Carros

Nenhum conteúdo encontrado