Fiat Chrysler cria laboratório de UX para marcas Fiat, Jeep e RAM

Atualizado

A atenção voltada para a experiência do usuário dominou o mundo das marcas. Não está sendo diferente no setor automotivo. A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) investiu R$ 11,4 milhões em um novo Design Center. Neste centro colocou em funcionamento um laboratório de User Experience (UX), uma sala virtual, o espaço Integrated e um showroom.

Laboratório de UX do novo Design Center da Fiat Chrysler é o primeiro do setor automotivo do país. Foto: Leo Lara/Studio Cerri/ND

O primeiro laboratório de UX do setor automotivo do Brasil foi inaugurado nesta terça-feira, 13, no novo Design Center Latam, no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais.   À frente do centro de design está o alemão Peter Fassbender.

Inteligência artificial

Laboratório de User Experience (UX) tem simuladores para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade. Foto: Leo Lara/Studio Cerri/ND

O laboratório de User Experience (UX) tem simuladores para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade. Um dos simuladores usa óculos de realidade virtual para observação da interação entre o usuário e o veículo.

Por meio de inteligência artificial, outro simulador testa a reação do usuário nos comandos na direção de seus carros. Desde a interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, até a aceleração e freadas.

Novo Design Center Latam, no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais

Peter Fassbender comanda o novo Design Center Latam, no Polo Automotivo da Fiat Chrysler, em Betim (MG). Foto: Leo Lara/Studio Cerri/ND

Sala virtual

Há uma sala de espelho para observação de especialistas. A montadora tem feedback do que funciona na experiência do usuário em tempo real.

A montadora também instalou uma sala virtual com um projetor laser, que permite ver imagem do carro em tamanho natural. Esse projetor de tecnologia avançada custou R$ 1 milhão.

Fiat Chrysler Automobilies instalou uma sala virtual com um projetor laser, que permite ver imagem do carro em tamanho natural. Foto: Leo Lara/Studio Cerri/ND

Showroom

Com iluminação difusa para apresentação dos carros, o novo showroom facilita a tomada de decisão antes da aprovação final dos protótipos em desenvolvimento. Há uma grande quantidade de miniaturas para análise das tonalidades de pintura dos modelos.

Massa clay

Outro espaço aperfeiçoado é o Integrated. No local, são construídos modelos em massa clay (argila sintética) em tamanho natural.

No ambiente Integrated, são construídos modelos em massa clay (argila sintética) em tamanho natural. Foto: Giovana Kindlein/ND

O Designer Center nasce grande. Trabalham cerca de 150 profissionais no laboratório de UX, na sala virtual, no showroom e no espaço Integrated.  Juntos, eles respondem pela criação de novos projetos. Ao mesmo tempo, os brasileiros mantêm intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia.

Trabalham cerca de 150 profissionais no laboratório de UX, na sala virtual, no showroom e no espaço Integrated do Design Center

Trabalham cerca de 150 profissionais no laboratório de UX, na sala virtual, no showroom e no espaço Integrated do Design Center. Foto: Leo Lara/Studio Cerri/ND

Notícias