Fiéis celebram o dia de Corpus Christi com missa e procissão em Florianópolis

Em comemoração ao dia de Corpus Christi, as 71 paróquias da a Arquidiocese de Florianópolis celebram uma missa solene, às 15h, presidida pelo bispo auxiliar emérito dom Vito Schlickmann, seguida da tradicional procissão nesta quinta-feira (31). Fiéis se reúnem próximo a Catedral Metropolitana, no Centro, para a confecção dos tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais pelas ruas.

A procissão de 2016 movimentou o Centro de Florianópolis no feriado de Corpus Christi - Divulgação/ND
Procissão acontece logo após a missa solene, que inicia às 15h na Catedral Metropolitana, no Centro – Divulgação/ND

Desde as 8h desta quinta, as ruas Tenente silveira, Deodoro, Conselheiro Mafra – Largo da Alfândega, João Pinto, Nunes Machado, Hercílio Luz e Fernando Machado, do Centro da Capital, estão fechadas.

Este ano, a Catedral preparou o Corpus Christi solidário. Cada fiel é convidado a levar um quilo de alimento não-perecível, que será doado para o Asilo Irmão Joaquim. Serão colocados seis altares intercalados nas ruas por onde a procissão passará, para que os fiéis depositem os donativos.

Outra novidade deste ano na Catedral é a confecção de tapetes feitos com 12 mil fuxicos. Um trabalho feito durante 11 meses por voluntárias do Movimento de Irmãos. Mas também haverá tapetes produzidos pelos representantes de pastorais, movimentos e novas comunidades.

Cidade