Fim de semana será de frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina

Atualizado

As temperaturas entram em declínio acentuado em todas as regiões de Santa Catarina a partir desta sexta-feira (2). Em algumas regiões, a mínima registrada à noite pode ficar abaixo de 0°C e há a possibilidade de neve.

Cachecóis e casacos saíram dos armários. Foto: – Flavio Tin/ND

A passagem de uma massa de ar polar pelo Estado provoca a chance de neve entre as regiões do Planalto Sul e parte do Meio-Oeste. Há também previsão de chuvas no fim da tarde e noite desta sexta e madrugada de sábado (3), porém de fraca intensidade e mal distribuídas.

Leia também:

De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, a temperatura mínima pode chegar a -9°C em Urupema e -5°C em São Joaquim, na Serra catarinense. Nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, a temperatura mínima fica entre -3°C e -5°C.

São Joaquim amanheceu coberta por pequenas pedras de gelo – Divulgação/ND

Conforme previsão da Epagri/Ciram, o sábado já amanhece com geada ampla nas áreas mais altas de Santa Catarina. No litoral, as temperaturas permanecem entre 3°C e 7°C no fim de semana, com tempo mais nebuloso no sábado e firme no domingo (4).

Risco de maré alta

A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos associados à maré astronômica (fase nova da lua) nos municípios da costa catarinense.

A previsão é de mar agitado a muito agitado, com ondas de direção variando de sudeste a sudoeste e altura com picos de três metros, trazendo risco às atividades de navegação e pesca.

A orientação é evitar o contato com a água e não dirigir em lugares alagados, além de evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempo