Fiscalização encontra 11 ligações de esgoto irregular no Norte da Ilha de SC

Atualizado

Uma ação de combate a ligações de esgoto irregulares efetuou o lacre de 11 saídas de dejetos, no bairro Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Além de fechar as 11 ligações, foram emitidas três multas por crime ambiental. Todo este trabalho foi realizado na manhã desta quinta-feira (27), em Florianópolis.

Ao todo, oito imóveis localizados na Servidão Ricardo Neves – uma pequena via próxima à rodovia SC-403 – foram alvo da ação. Todos lançavam esgoto na rede de drenagem pluvial, o que configura crime ambiental, de acordo com a legislação.

Ação efetuou 11 lacres em apenas uma servidão, no bairro dos Ingleses – Foto: Divulgação

Dos oito imóveis, três tiveram duas ligações clandestinas lacradas. Inclusive, um deles apresentava os pontos hidráulicos do banheiro conectados irregularmente e lançados diretamente na boca de lobo.

O lacre interrompe imediatamente a poluição causada pela ligação irregular e agiliza o processo de regularização por parte do morador.

Leia também

Os dados dos casos mais graves foram repassados à Floram para geração de multa, que começa, no caso de esgoto na rede pluvial, em R$ 5.000,00.

Em paralelo à ação desta manhã na Servidão Ricardo Neves, que contou com apoio da Vigilância em Saúde e da Intendência dos Ingleses, os 22 técnicos do programa Trato pelo Capivari – realizado pela Casan, com participação da Prefeitura de Florianópolis – realizaram inspeções previamente agendadas pelos moradores do bairro.

Meio Ambiente