Fiscalização encontra esgoto de “alto risco à saúde pública” em bairros de Florianópolis

Atualizado

Funcionários da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveram nesta semana a 30ª força-tarefa de combate a ligações irregulares de esgoto. Entre segunda (17) e quarta-feira (19), foram fiscalizadas 18 edificações na Lagoa da Conceição, nos Ingleses e no Centro da Capital.

Funcionários durante fiscalização realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Casan – Diego Berselli/Reprodução/ND

Do total de imóveis inspecionados, nenhum estava regular. Oito estavam lançando esgoto a céu aberto e quatro extravasavam os efluentes na rede pluvial.

A prefeitura disse ainda que em três casos mais graves, ocorridos na rua Elias Oliveira, no Ingleses do Rio Vermelho, a equipe providenciou lacres na saída da tubulação, devido ao alto risco à saúde pública e ao meio ambiente.

Em dois destes imóveis, o esgoto estava sendo lançado a céu aberto e no terceiro, os efluentes estavam caindo na rede pluvial. Foi identificado também que uma outra residência, na Servidão José Manoel Pacífico, não estava conectada à rede coletora.

Conforme o Decreto Federal 6514/2008, a FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) multou os dois proprietários de imóveis que estavam lançando esgoto na rede pluvial. Os demais foram intimados pela Vigilância em Saúde a corrigirem as inadequações, como caixa de gordura, não conexão à rede coletora e esgoto a céu aberto.

Leia também:

Na Lagoa da Conceição, foram fiscalizadas 15 edificações nas ruas Orlando Carione, Manoel Isidoro da Silveira, Laurindo Januário da Silveira, João Pacheco da Costa, Laurindo Elias Oliveira e Servidão José Manoel Pacífico.

Conforme o Decreto Federal 6514/2008, a Floram multou dois proprietários de imóveis que estavam lançando esgoto na rede pluvial.

Os demais foram intimados pela Vigilância em Saúde a corrigirem as inadequações, como caixa de gordura, não conexão à rede coletora e esgoto a céu aberto.

Lagoa da Conceição e Centro foram rotas da fiscalização – Diego Berselli/PMF/Divulgação

Um lançamento irregular de esgoto também foi flagrado em dois imóveis do Centro, localizados nas ruas Tiradentes e Esteves Júnior. Ambos foram multados pela Floram pelo dano ao meio ambiente.

Em uma terceira edificação, na Rua Esteves Júnior, os testes foram inconclusivos porque a tampa para verificação do sistema estava lacrada e o responsável foi intimado a providenciar o acesso.

Mais conteúdo sobre

Meio Ambiente