Florianópolis contará com projeto para reduzir poluição no Rio Capivari

Atualizado

A Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis e a Casan lançam nesta sexta-feira (8) o projeto denominado “Trato pelo Capivari”. O programa tem como objetivo reduzir a contaminação o Rio Capivari, no bairro Ingleses. O projeto de fiscalização e conscientização foi elaborado pela Casan a partir de uma exigência da administração municipal.

Mais de 50% das ligações de esgoto do bairro Ingleses contêm irregularidade – Foto: Anderson Coelho/ND/Arquivo

O “Trato pelo Capivari” será liderado pela Casan, mas coordenado por uma empresa que será escolhida através de uma licitação. Com o projeto, serão realizados serviços de fiscalização e diagnóstico de ligações de esgoto em imóveis localizados nos Ingleses.

Ligações ilegais

Relatórios da prefeitura e da Casan apontam que 53,2% das ligações de esgoto locais contêm algum tipo de irregularidade. Com o lançamento do “Trato pelo Capivari”, 10 equipes de fiscais, coordenadas por um engenheiro e assistentes sociais, a expectativa é reduzir parte desses índices dentro do prazo de execução do contrato, de oito meses.

A ação também irá trabalhar a educação e conscientização ambiental. Serão feitas ações junto a moradores do bairro em ruas, praia, creches e escolas, entidades de classe e associações, bares, restaurantes, baladas e em outros pontos.

Leia também:

O projeto também contará com uma equipe exclusiva para fiscalização. Serão 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.

Outros investimentos em saneamento

O Trato pelo Capivari é uma ação complementar ao SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) que está em execução nos Ingleses, e que deve entrar em operação ainda em 2020. Com investimento de R$ 84 milhões, a obra já está com mais de 80% da rede implantada e a Estação de Tratamento de Esgoto em construção.

Meio Ambiente