Florianópolis está entre as capitais do país com maior consumo de álcool

Atualizado

Florianópolis está entre as capitais brasileiras com maior consumo de bebidas alcoólicas entre os maiores de 18 anos. O dado pertence a Pesquisa Vigitel 2018 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico), que é ligada ao Ministério da Saúde.

Capital catarinense fica atrás apenas de Salvador, Belo Horizonte e Vitória – Pixabay

Os dados mostram que, em 2018, 22,2% dos entrevistados afirmaram terem consumido cinco ou mais doses de bebidas alcoólicas numa mesma ocasião. A Capital fica atrás somente de Salvador, Belo Horizonte e Vitória. Palmas, no Tocantins, teve o mesmo percentual de Florianópolis.

Embora a cidade tenha mantido o índice da última pesquisa feita em 2017, houve um aumento no percentual se comparado a 2015 e 2016, quando o número foi de 19,5% e 20,3% respectivamente.

Leia também

Além do dado geral, o número em Florianópolis também foi elevado entre os homens com um percentual de 31%, o terceiro entre as capitais. Em relação às mulheres, o número foi menor, 14,2%.

O valor dobrou se comparado ao primeiro registro da pesquisa feito em 2006, quando apenas 7% das entrevistadas afirmaram consumir cinco ou mais doses de bebidas alcoólicas.

Número de motoristas alcoolizados também cresceu

Outro alerta feito pela pesquisa é elevado número de adultos que afirmaram dirigir mesmo após o consumo de bebidas alcoólicas. Florianópolis é a terceira entre as capitais com maior índice, com percentual de 12,1%.

A pesquisa mostra ainda que entre as mulheres, a Capital catarinense registrou o índice mais elevado do país com percentual de 7%. Em relação aos homens, Florianópolis ficou em terceiro com índice de 17,7%.

Saúde