Florianópolis sedia evento paralímpico com atletas profissionais

Atletas paralímpicos profissionais foram convidados para um evento esportivo em celebração ao Dia Paralímpico Escolar, comemorado na próxima terça-feira (2). Alunos da Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro, em Florianópolis, participarão de atividades com objetivo de integrar e demonstrar às crianças e adolescentes que não há limitações para a prática de esportes.

Atletas profissionais estarão na Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro na próxima terça-feira,  em Florianópolis  – PMF/Divulgação/ND

A ação foi desenvolvida por paratletas profissionais, professores do estabelecimento de ensino e acadêmicos de graduação de Educação Física, da 5ª fase, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O projeto é uma parceira entre a escola e a universidade. Ao todo, cerca de 300 estudantes do ensino fundamental participarão das atividades.

Leia também:

Aos alunos, serão ofertados basquete e handebol de cadeira de rodas, vôlei sentado, futebol de cinco, bocha olímpica, atletismo paralímpico (arremessos e lançamentos) e corrida guiada.

Além disso, terá golbol no tatame, esporte praticado por atletas que possuem deficiência visual, onde o jogador arremessa uma bola com as mãos no gol do adversário.

“O evento contribuirá com a diminuição de barreiras que existem para o processo de inclusão social”, explica Bruna Seron, professora do curso de graduação em educação física da UFSC.

A equipe de handebol de cadeira de rodas da Associação Catarinense de Esportes Adaptados representa a modalidade em Florianópolis e também estará presente.

Criação do projeto

A ideia do evento surgiu durante uma oficina sobre educação física inclusiva, promovida por uma professora. A iniciativa partiu do professor de educação física da escola, Marcelo dos Santos Nogueira, articulador e precursor do projeto.

“O projeto nos proporciona ensinar aos estudantes o respeito às diferenças através do conhecimento de atletas e vivência. Seria interessante realizar atividades como essa em mais unidades educativas da Prefeitura Municipal de Florianópolis”, comenta Marcelo.

Para o secretário de educação, Maurício Fernandes Pereira, é fundamental que todos valorizem e reconheçam as habilidades e potencialidades dos sujeitos com deficiência.

“As atividades propostas na unidade escolar desenvolvem a cooperação, superação e o respeito. É um aprendizado das relações interpessoais para a vida toda”, completa.

Atletas que estarão na unidade escolar

– Elias Renã Maletz – Handebol em cadeira de roda
– Leandro Oliveira – Goalball
– Tarso Germany – Futebol de cinco
– Naiara Godinho – Bocha paralímpica
– Rafael da Luz – Basquetebol em cadeira de roda
– Antonio Lima Salazar – Vôlei sentado
– Marco Laurindo – Corrida guiada
– Geraldo Luiz Rodrigues – Arremesso e lançamentos
– Isaac Lorenzo de Jesus – Natação

Serviço

O quê: Atividades paralímpicas para estudantes do ensino fundamental

Quando: terça-feira, 2 de julho

Horário: 13h15

Local: Escola Básica Municipal de Florianópolis José Amaro Cordeiro

Endereço: Rodovia Seu Chico Francisco Thomaz dos Santos, nº 1691, Morro das Pedras, Florianópolis

Mais conteúdo sobre

Mais Esportes