Florianópolis sediará evento com troca de experiência sobre sustentabilidade e inovação

Atualizado

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar uma edição do Knowledge Cities World Summit (12º KCWS), evento internacional sobre cidades do conhecimento e sustentáveis, que ocorre em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé. Mais do que debater sustentabilidade e tecnologia, o evento em solo brasileiro visa ir além da universidade.

Evento irá discutir sustentabilidade e inovação na Era do Conhecimento – Foto: Fecomercio/Divulgação/ND

O encontro reunirá formuladores de políticas públicas, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas para debater como os centros inovadores podem crescer e se tornar modelos de desenvolvimento urbano baseados no conhecimento.

A 12ª edição será realizada na capital catarinense por iniciativa da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC | Sesc | Senac. A Federação vem debatendo o tema “cidades” desde 2013, em parceria com o LabChis – Laboratório de Cidades mais Inteligentes e Humanas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Leia também:

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião profissional independente e global promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Nos anos anteriores, foi realizada no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha.

De acordo com Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, a ideia de trazer o evento à capital catarinense partiu dos próprios líderes da cúpula. “A cidade tem despertado o interesse das organizações, principalmente, no que se refere à tecnologia e à inovação e o fato de sediar o KCWS reflete isso”, diz o presidente.

Era do Conhecimento

O tema desta edição será Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento e o objetivo é mostrar e discutir soluções para as cidades e suas regiões enfrentarem desafios como inclusão social, mobilidade, desigualdades econômicas e degradação ambiental.

“Esses temas fazem parte do momento que estamos passando hoje. Vamos tratar de assuntos que trazem impacto às cidades. Não é um evento restrito à Florianópolis. Temos cases espalhados por todo o Estado”, comenta Breithaupt.

Presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt – Foto: Bruna Stroisch/ND

Além disso, o encontro pretende dar voz não apenas aos estudiosos e pesquisadores da área, mas expandir a troca de experiências, envolvendo àqueles que colocarão em prática as discussões.

“Não se trata apenas de um evento acadêmico de tecnologia. Diversas ações, sejam elas grandes ou pequenas, podem auxiliar a tornar uma cidade inteligente”, completa o presidente da Fecomércio SC.

Programação e inscrições

As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site do evento. O valor do passaporte para três dias é de R$ 360 (inteira), R$ 180 (meia) e grupos acima de dez pessoas têm preço diferenciado.

Geral