Foi ao cinema em Joinville dias 9 e 10 de novembro? Melhor se vacinar contra o sarampo

Atualizado

Quem foi ao cinema nos dias 9 e 10 de novembro, em Joinville, no Norte do Estado, deve comparecer ao posto de saúde mais próximo para verificar se já tomou ou não a vacina contra o sarampo. O alerta é da Secretaria da Saúde do município, que já está com 43 casos da doença confirmados.

No dia 30 de novembro, sábado, será o Dia D de vacinação contra o sarampo – Arquivo ND

Segundo a secretaria, pessoas com suspeita da doença teriam frequentado uma dessas sessões no período.

“As pessoas estavam em ambientes fechados e a transmissão ocorre por tosse, espirro e fala. O vírus fica duas horas no ar e quem esteve nas sessões seguintes também correu o risco de contaminação”, explica a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.

Por isso, a orientação é checar a situação vacinal em alguma das 55 unidades abertas na cidade. Os usuários devem levar a Carteira de Vacinação, se tiverem, para facilitar a verificação. Caso não tenham, a situação será conferida no sistema.

Quem estiver com dificuldades de ir até uma unidade de saúde deve evitar ambientes fechados, com aglomeração de pessoas, até ter certeza que não precisa da vacina.

Joinville está vivendo um surto da doença, com 428 casos suspeitos. A única forma de prevenção é a vacina.

Fim de semana tem vacinação

Uma sala de vacinação estará aberta durante o fim de semana no Shopping Cidade das Flores, das 14 às 21h. A UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, além do atendimento diário até as 21h, também funcionará aos sábados e domingos, das 9 às 18h.

Dia D de vacinação contra o sarampo

No dia 30 de novembro, sábado, ocorre o Dia D de vacinação contra o sarampo. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville estarão abertas das 8 às 16h.

Todas as pessoas entre 6 meses e 49 anos que ainda não verificaram sua situação vacinal devem comparecer a uma unidade de saúde com a carteira de vacinação em mãos (caso tenham). Acima de 49 anos, quem teve contato com casos de sarampo ou suspeitos também deve verificar se está imunizado.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Leia também

Mais conteúdo sobre

Saúde