Forte chuva causa estragos e alagamentos em Lages

Atualizado

Fortes chuvas atingiram o município de Lages, na Serra catarinense, e causaram alagamentos na noite deste domingo (10). Segundo a Defesa Civil municipal, foram registradas 116 ocorrências em 24 bairros até as 23h30. Apesar da gravidade da situação, não houve feridos ou desabrigados.

Chuva forte atingiu Lages neste domingo – Foto: Reprodução/ND

Devido à chuva, o teto de uma loja desabou no momento em que funcionários retiravam mercadorias. Além disso, houve queda de muros, árvores e destelhamento de casas. Segundo a Epagri, choveu 49 milímetros no município, o que representa 42% do histórico do mês. Os ventos chegaram a cerca de 68 km/h.

Leia também:

O nível do rio Carahá, que corta vários bairros, subiu rapidamente e transbordou em alguns pontos. As bocas de lobo não foram suficientes para escoar a água da chuva e veículos ficaram ilhados nas ruas, principalmente na região central da cidade.

Conforme o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Jean Felipe de Souza, o plantão 24 horas do órgão municipal realizou o resgate de pessoas ilhadas em diversos pontos de Lages. Foram 30 resgates utilizando embarcações.

“Na manhã desta segunda-feira (11), a ideia é voltar a esses lugares e conversar com a a secretaria de Obras e Meio Ambiente para fazermos a limpeza dos pontos alagados e que dificultam o trânsito”, explica Jean.

Defesa Civil fez 30 resgates utilizando embarcações – Foto: Reprodução/ND

O secretário executivo ressaltou que a Diretran (Diretoria Municipal de Trânsito) fez a sinalização dos locais atingidos pela enchente. No entanto, a recomendação é que a população tenha cuidado ao circular nas vias por causa da lama na pista.

Para ajudar nos resgates e atendimentos foram convocados cerca de 10 voluntários que passaram, recentemente, por uma capacitação da Defesa Civil. O órgão pode ser acionado pelo telefone (49) 98406-4037.

Mais conteúdo sobre

Tempo