Frio avança no Oeste de SC e temperatura despenca próxima de 0ºC

Atualizado

O avanço de uma massa de origem polar traz tempo seco, dias ensolarados e temperaturas atípicas para esta época do ano em Santa Catarina. No Oeste do Estado, a temperatura deve se aproximar de zero graus.

Geada registrada em 2019 em Chapecó – Willian Ricardo/ND 

Segundo o meteorologista, Piter Schauer a condição está associada a um sistema polar que avança da Argentina sobre Santa Catarina, a partir de quarta-feira (8). Quem mora no Oeste vai sentir os reflexos com noites, madrugadas e manhãs geladas, até no domingo (12). 

“Para a época do ano é um frio bem intenso, pois nesta primeira quinzena é bem difícil ter massa de ar frio desta magnitude”, afirma o especialista. 

Em Chapecó, conforme o meteorologista, a temperatura deve se aproximar de zero graus e provocar geada em pontos isolados do município no amanhecer de quarta, quinta (9) e sexta (10).  A mínima esperada é de 3ºC no fim das madrugadas.

Os bairros Passo dos Fortes, Santa Maria e Saic (área mais baixas) devem registrar geada fraca nos três dias em áreas de campo aberto. As demais localidades devem notar a presença de orvalho forte e nevoeiros. 

No decorrer da manhã, a partir das 7h30 dos respectivos dias, a temperatura sobe e a máxima deve ficar entre 18/20ºC na quarta, quinta e sexta. 

Leia também:

Fim de semana de frio 

Sexta-feira ainda há possibilidade de geada em Chapecó. Contudo, o tempo deve mudar com elevação na temperatura. O registro do amanhecer deve ser de 4ºC. 

“É um frio intenso para uma sequência de dias. Acredito que vai ficar até domingo”, comenta Piter. 

Para o amanhecer de sábado (11) a máxima esperada é de 8ºC. Já no domingo o tempo muda e a semana começa com elevação na temperatura e céu aberto. A chuva retorna entre segunda (13) e terça (14).

O especialista afirma que o Lá Niña vai atuar até a metade do ano com um outono e inverno de frio e de tempo seco. A primeira queda brusca na temperatura em 2020 foi registrada em 22 de fevereiro. Depois houve registro de três massas de ar frio, mas de fraca intensidade. 

Do Oeste à Serra 

Na quarta a geada deve aparecer entre a madrugada e início do dia no Oeste, Meio-Oeste e Serra. Faz frio com mínimas entre 2/5ºC entre o Oeste ao Meio-Oeste (podendo até atingir marcas próximas de 0ºC), 0/3ºC na Serra, -4ºC a -1ºC no Topo da Serra com geada forte  e 7/8ºC no Litoral e Vale do Itajaí. 

O especialista indica queda acentuada da temperatura ao longo da noite nestas regiões. Máximas variam entre 19/21°C no Extremo Oeste, 17 a 20ºC no Oeste e 23 a 26ºC em pontos do Litoral Norte, Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí. 

Mais conteúdo sobre

Tempo