Frio chega com atraso a Santa Catarina e tem estadia abreviada neste inverno

Atualizado

Após um começo de semana com temperaturas beirando os 30ºC, o frio realmente chegou em Santa Catarina. A entrada de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul trouxe chuva e vento ao Estado, derrubando as temperaturas, com rajadas de vento sul, moderadas a fortes, com cerca de 70 km/h na região Sul.

Rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis, às 16h45 desta quarta (26) – Flavio Tin/ND

No litoral, além de deixar o mar muito agitado com picos de onda de até três metros, o vento e a ausência de sol aumentaram a sensação de frio. No Centro de Florianópolis, a temperatura era de 13ºC durante a tarde desta quarta (26), obrigando as pessoas a tirarem os casacos dos armários.

A dona Romélia Costa pulou da cama cedo para uma consulta médica e se surpreendeu com a sensação térmica. “Sou manezinha, não sou de correr da raia, mas o frio me pegou mesmo. Não quis colocar jaqueta mais grossa e agora me arrependi”, afirmou.

O companheiro dela, Manoel Felipe de Araújo, veio há três anos da Bahia e ainda não se acostumou ao inverno. Com três blusas, ele reclamava do frio. “No primeiro ano passei tanto frio que meus dedos travaram, nem conseguia segurar uma xícara de café. E ainda não me acostumei”, disse.

Para a estudante Katia Santos, a rotina não mudou muito, só a obrigou a usar mais roupas e agasalhos. “Já estou acostumada com o frio e o jeito foi tirar os casacos do armário”, disse Katia. Sua amiga Maria Garzino, estudante natural de Buenos Aires (Argentina) e moradora do bairro Campeche, disse que “aqui não faz tanto frio quanto na minha cidade. Está frio, mas não exageradamente e estamos bem agasalhadas”, afirmou.

Volta do calor no fim de semana

O jeito é apelar mesmo para as roupas quentes, porque o frio deve continuar durante o resto da semana. Segundo a meteorologista Cátia Braga, as temperaturas continuarão baixas até sexta-feira, embora a chuva cesse e o vento diminua de intensidade.

Nesta quinta (27) e sexta (28), o sol deve aparecer no decorrer do dia em todas as regiões mas a previsão ainda é de frio, com temperaturas oscilando entre 15ºC e 16ºC em Florianópolis, com máxima de 22ºC na sexta.

“Também há possibilidade de formação de geadas nas áreas mais altas do Estado e de nevoeiro e chuva bem fraca no início da manhã no litoral”, explica a meteorologista.

No sábado e no domingo, no entanto, os termômetros podem chegar aos 28ºC novamente, em Florianópolis. Porém, já no domingo outra frente fria se aproxima do Estado trazendo mais nuvens e chuva com trovoadas no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, há condição de chuva isolada durante a tarde e noite; enquanto no Planalto Norte e Litoral Norte, a previsão é de sol com aumento de nuvens.

Veja como fica o tempo na Grande Florianópolis nos próximos dias:

Temperatura (ºC)    Quinta      Sexta      Sábado      Domingo
Mínima                         13            16             18               20
Máxima                        20            22             28               28

Fonte: Epagri/Ciram

Mais conteúdo sobre

Tempo