Frio no Sul, quente no Norte da Ilha: o que explica a temperatura do mar?

Diferença entre as temperaturas da água nas praias de Canasvieiras e do Campeche, nesta sexta-feira, foi de 9°C

Apenas 40 quilômetros separam as praias do Campeche e dos Ingleses, em Florianópolis, mas a diferença de temperatura da água em cada um desses lugares pode ser enorme – na sexta-feira, conforme o relatório de balneabilidade da Fatma, o mar de Canasvieiras estava a 27°C, enquanto o Campeche marcava 18°C. Moradores e turistas sabem (ou descobrem empiricamente) que as praias do Norte da Ilha são mais quentes que as do Sul, mas muitos desconhecem os reais motivos desse fenômeno.

Flávio Tin/ND

Os irmãos Pedro (à esq.) e Paulino Volpato se divertem na água quenta dos Ingleses

O paulista Vanderlei Girao, 43 anos, foi à praia do Campeche com a família, mas, ao colocar os pés na água para molhar o filho Leonardo, se assustou com a temperatura do mar. “Nem vou entrar na água, está muito gelada. Parece que estamos em julho”, disse.

A argentina Maia Magallanes, 18, também estava na praia, mas nem o calor do sol aliviou o frio do mar. “A água está muito fria para essa época do ano, não? Será que é uma corrente marítima?”, indagou a turista.

Flávio Tin/ND

A argentina Maia Magallanes descobriu na prática que a água do Campeche é gelada

Bem que poderia ser uma corrente vinda do Leste (alto-mar), mas como explica a oceanógrafa da UFSC, Alessandra Fonseca, as baixas temperaturas da água no Sul da Ilha têm como origem diferentes fatores, entre eles o fenômeno chamado ressurgência, que acontece na quebra de plataforma continental, próximo ao Farol de Santa Marta, em Laguna. “Depois da plataforma, começa a área onde a profundidade do oceano aumenta muito. Por causa da influência do vento Nordeste, comum nessa época do ano, a água de superfície vai mais para dentro do oceano, dando espaço para a Acas (Água central do Atlântico Sul, uma massa de água mais fria, ‘emergir’, diminuindo a temperatura nas praias”, afirmou.

Além do fator regional, as características locais também influenciam a temperatura da água. “O Norte da Ilha está mais afastado do Farol de Santa Marta, então outras correntes acabam predominando. É como se o Sul estivesse mais próximo ao epicentro”, explicou Alessandra. “Outra questão importante é o tempo de residência da água. Nas praias que são mais protegidas do mar aberto, a água se aquece com a incidência de sol e demora mais a perder o calor, porque não se renova tão rápido quanto em locais de mar aberto”, completou a oceanógrafa.

Norte da Ilha atrai pela água quente

Se as baixas temperaturas do mar nas praias do Sul da Ilha assustam moradores e turistas, o Norte aparece como o destino preferido de quem não quer passar frio na água. “Realmente, lá no Norte da Ilha é bem mais quente. Na segunda-feira fomos à praia da Daniela e estava muito agradável”, contou o paulista Vanderlei Girao.

Quem se diverte na água quente dos Ingleses são os irmãos Pedro e Paulino Volpato, sempre acompanhados de perto pela mãe Norma. “Quando estou em Florianópolis, venho direto para os Ingleses, tenho família aqui. A água é mais quente e os meninos adoram brincar e tomar banho nesta na praia”, disse a turista de Curitiba.

Cecília e Gustavo Romero, turistas argentinos, costumam veranear em Florianópolis. Na última semana, por conta do vento Nordeste e a consequente ressurgência que atingiu o litoral catarinense, sentiram a diferença na temperatura do mar. “A água está mais fria que o ano passado, mesmo aqui nos Ingleses. Como temos filhos pequenos, preferimos as praias de água quente, por isso costumamos vir para o Norte”, disse a mãe de Bautista e Julieta.

Não são apenas os turistas que optam por fugir das águas frias. O aposentado Domingos Dellajustino, 77 anos, aproveita essa época para deixar o Centro da Capital e “morar” mais próximo à praia. “Durante o verão eu moro aqui nos Ingleses. Toda vida fico no Norte, principalmente por causa da temperatura da água. Lá no Sul a água é gelada todo dia”, afirmou.

Temperatura da água nas principais praias

Norte

Brava: 18°C
Canasvieiras: 27°C
Ingleses: 22°C
Jurerê: 25°C
Santinho: 18°C

Sul/Leste
Armação: 22°C
Campeche: 18°C
Joaquina: 18°C
Pântano do Sul: 22°C
Solidão: 21°C

Fonte: Relatório divulgado pela Fatma em 29/01/2016

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...