Fronteira com Argentina e Brasil em Santa Catarina é fechada 

Atualizado

A fronteira entre o Brasil e a Argentina está fechada na região de Santa Catarina. A medida atende determinação do Governo Federal. O objetivo é evitar o contágio do coronavírus (Covid-19). A circulação de caminhões está mantida até o momento. 

Fronteira com a Argentina foi fechada no sábado (21) – Foto: Reprodução/ND

Ao todo, nove municípios do Oeste catarinense fazem fronteira com o país vizinho — Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena, Bandeirante, Paraíso, Guaraciaba, São José do Cedro, Princesa e Dionísio Cerqueira. 

No entanto, apenas as duas últimas cidades citadas tem postos de imigração instalados.

Em Paraíso, município de pouco mais de 3 mil habitantes, o posto só fica aberto no período de alta temporada. Seu fechamento aconteceu em 16 de março, sem relação, segundo a Polícia Federal, com a pandemia. 

Leia também:

Já em Dionísio Cerqueira, o posto foi fechado no sábado (21), impedindo a entrada legal de novos turistas estrangeiros. Atendimentos a argentinos e moradores do país vizinho que já estão na cidade estão mantidos. 

Além da Argentina, o Brasil fechou as suas fronteiras com Venezuela, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Paraguai e Peru.  

O fechamento das fronteiras físicas e terrestres não se estende para a viagens de avião vindas do exterior. O maior aeroporto da região, que fica em Chapecó, segue aberto. 

Trânsito