Funcionários da rede municipal de saúde de Palhoça encerram a greve

Atendimento nas 21 unidades básicas de saúde volta ao normal a partir de terça-feira (3)

Os funcionários municipais da saúde de Palhoça, na Grande Florianópolis, decidiram encerrar a greve no final da tarde de quinta-feira (29). Segundo o presidente do Sitrampa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palhoça), Luciano Pereira, as 21 unidades básicas de saúde que foram afetadas voltam a atender normalmente a partir da manhã de terça-feira (3). Cerca de 300 servidores estavam paralisados desde a última terça (27).

Marco Santiago/Arquivo/ND

Cerca de 300 servidores estavam paralisados

A decisão foi tomada após negociação com a prefeitura do município, em que ficou acordado que a redução dos benefícios dos trabalhadores passa de 20% para 10%. Pereira, no entanto, ressaltou que essa alteração foi apenas para funcionários da ESF (Estratégia de Saúde da Família), que engloba médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, educadores físicos, psicólogos, entre outros. Para os demais profissionais, foi mantido os 20%.

“Foi formada uma comissão permanente para continuar negociando”, destacou o presidente, ao detalhar que o grupo, composto por funcionários da Secretaria de Saúde, irá acompanhar a aplicação de verbas federais na área de saúde de Palhoça. Segundo ele, o principal questionamento do corte é o fato de que os salários não são custeados pelo município, e sim pelo governo federal.

Além disso, a meta da categoria é reverter totalmente a redução nos salários. “As negociações continuam”, ressaltou Pereira sobre o corte imposto pela prefeitura desde 1º de outubro e válido até 31 de dezembro. Também foram suspensas as horas extras e licença premium. “Deveria ter sido cortado primeiro o salário de comissionados, horas extras, mas a prefeitura cortou primeiro o dos funcionários efetivos”, observou Pereira em entrevista ao ND nesta semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...