Funcionários da Secretaria de Obras realizam limpeza de córregos em Florianópolis

Limpeza começou pelo canal que desce do morro do Horácio, onde cinco das seis galerias estavam completamente obstruídas

Rosane Lima/ND

Legenda

Funcionários da Secretaria de Obras trabalham na desobstrução de córregos na Capital. Nesta quinta-feira (12), a limpeza ocorreu no curso d’água que desce do morro do Horácio, na Ponta do Lessa. A operação deve se estender para a baía de Ratones, na próxima segunda-feira, e para a bacia do Itacorubi, na semana seguinte.

Segundo o diretor de operações, Milton Otavio da Silva, cinco das seis galerias que desembocam na baía Norte estavam entupidas. No canal, a prefeitura recolhe dez caçambas de lixo a cada três meses. Do local, foram retiradas garrafas plásticas, pneus e barro.

A limpeza do córrego chamou a atenção de quem passava pelo local. Uma retroescavadeira retirou árvores e parte da vegetação para ter acesso ao riacho. Apesar da derrubada, a operação teve aval e acompanhamento de fiscais da Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente).

Silva argumentou que o descaso da população contribuiu para o assoreamento do canal. “O lixo que entra pelo canal vem do morro do Horácio. Em um ponto que ele corre a céu aberto, chegamos a retirar dez caminhões de lixo. E isso ocorre quatro vezes por ano”, lamentou o diretor.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias