Fundador do Grupo ND, Mário Petrelli completaria 85 anos neste domingo

Presidente emérito faleceu no último dia 22 de abril, deixando uma lacuna imensa para a família, a sociedade e o mercado de comunicação

Neste 31 de maio de 2020, Mário José Gonzaga Petrelli, fundador e presidente emérito do Grupo ND e Grupo RIC, completaria 85 anos. Faleceu no último dia 22 de abril, deixando uma lacuna imensa para a família, a sociedade e o mercado de comunicação e seguros do Brasil em especial, nos quais atuou por décadas e era uma referência em todo o país.

Mário José Gonzaga Petrelli morreu no início da tarde desta quarta-feira (22) – Foto: Daniel Queiroz/ND/NDMário José Gonzaga Petrelli morreu no início da tarde desta quarta-feira (22) – Foto: Daniel Queiroz/ND/ND

Sua morte teve grande repercussão entre amigos e em diversos segmentos da vida catarinense e nacional, com manifestações públicas de autoridades políticas, lideranças empresariais e entidades de classe de todos os setores.

“Dr. Mário Petrelli”, como era conhecido, nasceu dia 31 de maio de 1935, em Florianópolis, filho de Leonardo Petrelli e Alice Guilhon Gonzaga Petrelli. Seu pai era um engenheiro italiano que, depois de trabalhar na Bahia, veio para Santa Catarina, em 1923, onde foi um dos construtores da ferrovia Blumenau – Rio do Sul até 1930.

De 1935 a 1953, participou da construção dos Portos de Itajaí e Laguna. Casou-se em 1933, em Florianópolis, com Dona Alice, filha do desembargador Sálvio de Sá Gonzaga e neta do desembargador José Roberto Viana Guilhon, primeiro presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O casal Leonardo e Alice teve um único filho, Mário, que se formou Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1959, passando a exercer a profissão em Curitiba. Iniciou sua carreira em comunicação como repórter de política dos jornais “O Dia” e “A Tarde”, de Curitiba, em 1956.

Grupo Petrelli

Anos mais tarde viria a tornar-se empresário de rádio, televisão e jornal, consagrando-se como um ativo empreendedor do ramo e dando origem ao Grupo Petrelli, que atualmente denomina-se Grupo ND, em Santa Catarina, e Grupo RIC, no Paraná.

Desde jovem, dedicou-se também ao ramo de seguros, outra de suas grandes paixões e atividade profissional até seus últimos dias de vida, com uma trajetória destacada pela inovação e representação do setor, em nível nacional.

Mário José Gonzaga Petrelli era viúvo de Dircéa Corrêa Petrelli, falecida em 2008, com quem teve cinco filhos – Luciana, Leonardo, Mario José, Marcello e Rosimar – e dez netos: Lucas, Gaia, Ravi, Eduardo, Mario Neto, Maria Alice, Maria Luiza, Mariana, João Gabriel e João Antônio. Casou-se pela segunda vez em outubro de 2011, com Mônica Buffara, de tradicional família do Paraná.

Cidadão eclético

O Dr. Mário autodefiniu-se, em entrevista na sua última década de vida, como um “cidadão eclético”. Com um temperamento comunicativo, social e criativo, cultivou desde jovem um grande interesse por temas políticos, históricos e vinculados ao desenvolvimento econômico e social.

Apesar de nunca ter exercido um cargo eletivo na política, teve sua vida marcada por uma profunda proximidade e interação com governantes, homens públicos e lideranças da vida nacional, seja no âmbito do Legislativo, do Executivo ou do Judiciário, assim como na iniciativa privada.

Mário Petrelli interagia com personalidades empresariais e políticas de todo o país – Foto: Reprodução/RICTV Record TVMário Petrelli interagia com personalidades empresariais e políticas de todo o país – Foto: Reprodução/RICTV Record TV

Fixou residência inicialmente em Curitiba, de 1951 até 1983, quando passou a morar em Florianópolis, e onde faleceu em 22 de abril de 2020. Em função das atividades que desenvolvia em diversos áreas, manteve residência em Curitiba, no Rio de Janeiro e em Brasília. Até os seus 84 anos, ainda passava parte da semana viajando entre essas três capitais e também para São Paulo.

Por telefone, e-mail − com a assessoria de sua secretária há 11 anos, Telma Pereira de Moraes −, interagia com personalidades empresariais e políticas de todo o país. Mesmo afastado das funções executivas dos Grupos ND e RIC, ainda mantinha uma agenda variada de atividades profissionais, sociais e familiares.

Atuação histórica na comunicação catarinense

Mário José Gonzaga Petrelli foi o criador e presidente, desde 1976, da TV Cultura Chapecó, a 1ª emissora do município e a 1ª afiliada da Rede Tupi de Televisão em Santa Catarina. Também criou e presidiu a TV Cultura de Florianópolis, até 1982, ano em que se encerram as atividades da Rede Tupi no Brasil e as emissoras afiliaram-se ao SBT.

Foi o fundador da TV Barriga Verde, em 1979. Mais tarde, quando a emissora entrou no ar, transferiu-a à família Saul Brandalise, que se afiliou à Rede Bandeirantes.

Em 1986, obteve a concessão e implantou a nova TV O Estado, de Chapecó, que entrou no ar em 1990, afiliada ao SBT. E em 1987, conquistou a concessão para a TV O Estado Florianópolis, em 1987, que entrou no ar em 1989.

Mario Petrelli, fundador do Grupo ND – Foto: Arquivo/NDMario Petrelli, fundador do Grupo ND – Foto: Arquivo/ND

Obteve ainda, por meio de leilões, a concessão para operar a TV Cidade dos Príncipes, em Joinville, em 1999, com atividades iniciadas em 2001; e a TV Top, em Blumenau, com a outorga da concessão em 2004 e entrada no ar em 2007.

Em 2007, o Grupo Petrelli unificou suas empresas no Paraná e em Santa Catarina sob a mesma denominação de RIC – Rede Independência de Comunicação, e filiou-se à Rede Record, quando assumiu a TV Itajaí e a TV Xanxerê, e criou a Record News Santa Catarina, com sede em Florianópolis.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Novidades Grupo ND

Fundador do Grupo ND, Mário Petrelli completaria 85 anos neste domingo

Neste domingo (31) o fundador do Grupo ND, eterno Mário Gonzaga Petrelli, completaria 85 anos de idade.

Nesta sexta, os colaboradores prestam uma homenagem ao empresário que dedicou a vida à comunicação e marcou a história do jornalismo catarinense. Veja!

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Novidades Grupo ND