GM investe R$ 60 mil no patrocínio de três alunos da Escola do Teatro Bolshoi

Os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ganharam um novo incentivo na tarde desta terça (11), quando a GM do Brasil assinou termo para patrocínio de três bolsas de estudo dentro do projeto “Adote um aluno”. O investimento, que totaliza mais de R$ 60 mil – cerca de R$ 20 mil por aluno – cobre os custos com a formação de bailarinos. Antes da formalização da parceria, a direção da escola mostrou aos representantes da empresa as dependências da unidade em Joinville, única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

O grupo conheceu a estrutura, falou com funcionários e professores e teve um encontro com estudantes do curso técnico de dança clássica. “Fiquei impressionado com o que vi”, avaliou Pedro Luiz Dias, presidente do Instituto General Motors. De acordo com ele, a proposta pela parceria com o Bolshoi era um “sonho antigo”, desde o momento em que a empresa ainda estava considerando Joinville para os futuros investimentos do grupo, que se consolidaram com a construção da nova fábrica da GM às margens da BR-101.

“Esse é mais um passo importante dentro desse relacionamento com a comunidade catarinense”, frisou. Antônio Carlos Ramos, gerente de Relações Governamentais da empresa, destacou que o apoio ao Bolshoi é uma forma de estreitar os laços com a cidade, atuando junto à população. “A credibilidade que a escola conquistou é impressionante. A gente acredita no trabalho que é feito aqui, na transformação desses jovens em verdadeiros cidadãos”, disse.

Na manhã desta quarta (12), na fábrica da montadora, a GM faz o anúncio oficial da parceria com o Bolshoi, em cerimônia que deve contar com a presença da presidência do grupo no Brasil. Com o patrocínio acertado, a empresa se torna a sétima participante do projeto “Adote um aluno”. Para manter os cursos, a escola ainda conta com o programa Amigos do Bolshoi, já com 63 parceiros, entre empresas e pessoas. A instituição atende 325 alunos, sendo 274 bolsistas dos cursos técnico e básico e os demais do curso de formação continuada em dança.

Gisela Müller/ND

Antes de assinar o contrato, representantes da montadora teveram um encontro com estudantes do curso técnico de dança clássica.

 

Custeio

O “Adote um aluno” beneficia 16 estudantes do Bolshoi, já contando com as três bolsas patrocinadas pela GM. Além do ensino gratuito, os adolescentes e jovens são atendidos com alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica e atendimento médico. A concessão de bolsas depende dos alunos também terem boas notas no ensino médio e fundamental.

“O programa é uma das nossas linhas de apoio na arrecadação de fundos para manutenção dos cursos. As parcerias são parte da sustentação para tudo que a gente faz”, comentou Valdir Steglich, presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Prestígio

Segundo Steglich, a parceria firmada com a GM representa uma aproximação maior da empresa com a cidade e demonstra um reconhecimento do trabalho desenvolvido há 14 anos pela escola. “Estamos orgulhosos porque fomos os primeiros a ser procurado pela empresa. Isso mostra que a escola tem muito a agregar”, avaliou.

Ele ainda considerou que o patrocínio de bolsas representa um primeiro passo na parceria entre as duas instituições, podendo ser ampliada para outros serviços, eventos e projetos. “Para nós, quanto mais parceiros, melhor. Precisamos ter investimentos para inovar e executar nossos projetos”, completou.

Cidade