Golfinho adulto é encontrado morto na praia de Gravatá, em Navegantes

Atualizado

Um golfinho de três metros de comprimento foi encontrado morto nesta sexta-feira (7), na Praia de Gravatá, em Navegantes. De acordo com a equipe técnica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o animal é um macho adulto da espécie conhecida golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus).

Animal foi encontrado em avançado estado de decomposição – Foto: Fernanda Vieira de Maria – PMP-BS/Univali

A equipe técnica informou que o mamífero encalhou na areia e já estava em avançado estágio de decomposição, situação que impede o exame de necropsia para confirmar a causa da morte. Pelo desgaste dos dentes do animal, os técnicos avaliaram que o golfinho já tinha idade avançada.

Conforme eles, a ocorrência desta espécie é comum no Sul do Brasil. A espécie sofre com a poluição e a degradação dos ecossistemas marinhos, além de ser ameaçada pela captura acidental em redes de pesca e choque com embarcações.

Leia também

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é vinculado à da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário dos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

A orientação da PMP-BS é que caso alguém encontre um animal marinho debilitado ou morto na praia ligue para 0800 642 3341.

Espécie é comum no sul do Brasil – Foto: Fernanda Vieira de Maria – PMP-BS/Univali

Mais conteúdo sobre

Meio Ambiente