Google suspende serviços para smartphones fabricados pela chinesa Huawei

O Google está suspendendo alguns serviços para smartphones fabricados pela Huawei, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, após um decreto do governo americano que, na prática, limita as operações da gigante chinesa de tecnologia nos Estados Unidos.

Empresa chinesa Huawei ultrapassou a Apple como segunda maior fornecedora de smartphones do mundo – Facebook/Reprodução/ND

A Huawei, que recentemente ultrapassou a Apple como segunda maior fornecedora de smartphones do mundo e agora está atrás apenas da Samsung, depende do sistema operacional Android, do Google, para rodar seus aparelhos.

Leia também:

Segundo informações, os usuários podem perder algumas disponibilidades, embora os telefones existentes devam continuar funcionando normalmente.

Separadamente, a Qualcomm, sediada em San Diego Califórnia, suspendeu os envios para a Huawei de seus chips, e seus funcionários foram avisados a não se comunicarem com a empresa chinesa, segundo uma pessoa a par do assunto.

Os chips da Qualcomm são usados em determinados modelos de smartphones da Huawei. A Huawei também projeta um grande número de seus próprios chips para telefones mais sofisticados.

Na semana passada, o Departamento de Comércio dos EUA anunciou que incluiu a Huawei a uma espécie de lista negra, por motivos de segurança nacional. O departamento exigiu que empresas que exportam tecnologia americana para a empresa chinesa solicitem uma licença. O órgão indicou que as aplicações provavelmente serão negadas.

Um porta-voz do Google disse que a empresa está “cumprindo a ordem e analisando as implicações”. Ele acrescentou que muitas funções do Android continuarão funcionando normalmente, incluindo o acesso ao serviço de loja de aplicativos do Google Play e às proteções de segurança do Google Play Protect.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre

Tecnologia