Governo de Santa Catarina lamenta morte de Itamar Franco

Presidente Dilma decreta luto oficial de sete dias no país

R7/Arquivo/ND

Itamar ao lado do ex-presidente Tancredo Neves, na eleição de 1982

O governo de Santa Catarina lançou sábado (2) uma nota oficial de pesar pela morte do ex-presidente Itamar Franco, ocorrida sábado de manhã em São Paulo. Segundo a nota, “o país se despede hoje do político mineiro que marcou a história brasileira e será lembrado pela sua carreira íntegra e seu trabalho pelo desenvolvimento do País. Além do legado de atuar pela estabilidade econômica brasileira, Itamar Franco foi uma das principais personalidades na luta pelo restabelecimento da democracia. Marcos que serão lembrados na trajetória de um batalhador pelo povo brasileiro.“

A presidente Dilma Rousseff também divulgou nota oficial lamentando a morte de ex-presidente. Ela decretou luto oficial de sete dias no país. No comunicado,a presidente diz ter recebido “com tristeza” a notícia. “Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos.”

O corpo do ex-presidente Itamar Franco será transportado para Juiz de Fora (MG) neste domingo (3), quando começará o velório na cidade mineira.

O hospital no qual Itamar ficou internado divulgou que a morte ocorreu às 10h15 de sábado devido a um acidente vascular cerebral, ou seja, um derrame. O ex-presidente estava na instituição tratando de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda.

Itamar descobriu o câncer apenas em maio, durante uma passagem pelo hospital. O velório do corpo de Itamar Franco irá continua na próxima segunda-feira (4) em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade. Depois, por pedido do próprio Itamar, seu corpo será cremado.

Itamar Franco completou 81 anos recentemente, no último dia 28. Ele se tornou presidente em 1992, após o impeachment de Fernando Collor de Melo.

Foi durante o governo Itamar Franco que ocorreu o lançamento do Plano Real, que criou a moeda utilizada até hoje no país, o real. O plano é tido como o responsável pela estabilização da economia no país.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...