Governo de SC enviou mais de 800 mil mensagens de alerta sobre casos de Covid-19

Atualizado

O alerta para moradores próximos de pessoas com casos confirmados de Covid-19 já foi enviado mais de 800 mil vezes em Santa Catarina. O intuito da ferramenta, além de informar, é orientar  para que esse vizinhos tomem mais cuidados na proteção do contágio ao coronavírus.

Serviço é realizado desde o dia 11 de abril para moradores de Santa Catarina – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação

A nova ferramenta é uma parceria do Governo de Santa Catarina com a Associação Catarinense de Medicina, responsável pelo cruzamentos dos dados e envio dos SMS.

Como funciona

Sempre que um teste acusa positivo para Covid-19, as informações da pessoa ficam anônimas. A partir daí, é estabelecido um parâmetro territorial de 200 metros com a identificação de aparelhos celulares próximos para que as mensagens possam ser enviadas.

“A mensagem é uma forma de fazer com que as pessoas aumentem a auto-vigilância sobre os cuidados a serem adotados para evitarem a contaminação da doença, protegendo a si mesmas e a seus familiares”, comenta o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Leia também: 

Para receber a mensagem não é necessário fazer nenhum cadastro prévio. Da mesma forma que não é necessário a atualização de endereço para receber as mensagens. No entanto, é preciso sempre observar se o CEP informado  corresponde ao endereço atual.

“Caso a pessoa tenha se mudado recentemente para um outro CEP, deve desconsiderar o alerta, mas permanecer com as medidas sugeridas de isolamento social”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Felix Fernando da Silva.

O serviço abrange todos os municípios catarinenses. Em Florianópolis, o envio é oferecido pela Prefeitura Municipal.

As mensagens enviadas pelo governo catarinense têm o seguinte teor:  O Governo de SC informa caso confirmado de Covid-19 perto de sua residência CEP 00000-000. Se puder fique em casa. Se sair use máscara: www.coronavírus.sc.gov.br.

Saúde