Governo do Estado trabalha nas melhorias do acesso ao novo aeroporto

Atualizado

Motoristas, pedestres e ciclistas que passam pelo trecho de oito quilômetros da SC-401, que dá acesso ao novo aeroporto de Florianópolis, já podem observar as melhorias que estão sendo realizadas ao longo da via, incluindo em especial pistas para que pedestres e ciclistas possam se locomover com mais segurança.

Ciclofaixa e indicação para pedestres são algumas das melhorias feitas – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Leia também:

As obras, realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina, foram solicitadas pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). No dia 8 de outubro, o MP entregou um documento à secretaria pedindo adequações para garantir a segurança no trecho. A melhoria na sinalização, como colocação de tachões e setas indicativas, também já foi realizada.

A secretaria informou que a obra segue em andamento, conforme o cronograma de cada lote, e que continua trabalhando para que as demais adequações solicitadas pelo MP sejam implementadas.

Entre as recomendações da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, estão a instalação de placas indicativas de limite de velocidade, de defensas (guard rails) e de cercamento da rodovia para evitar o ingresso de animais. Além disso, também foi solicitada iluminação pública nos dois sentidos de circulação em toda extensão do trajeto, entre o viaduto do bairro Carianos e o novo terminal.

À espera de solução

“Quanto à iluminação, não constava no projeto original da obra e não é responsabilidade da Infraestrutura estadual, mas o governo entende as solicitações da população e da comunidade local e está buscando solucionar essa questão em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. A secretaria aguarda a entrega do projeto de iluminação que a Prefeitura se comprometeu em entregar no dia 30 de outubro, mas ainda não foi apresentado ao Estado”, relatou o órgão estadual.

A Prefeitura informa que está realizando os últimos ajustes no projeto de iluminação e que o mesmo deve ser entregue nos próximos dias.

O acesso ao Sul da Ilha foi liberado no dia 28 de setembro. O trecho tem aproximadamente 1,5 quilômetro em pista simples.

Mais conteúdo sobre

Infraestrutura