Greve geral em SC: Veja o que abre e o que fecha nesta sexta-feira no Estado

Atualizado

A mobilização nacional contra a reforma da Previdência e o governo do presidente Jair Bolsonaro deverá ter reflexos em Santa Catarina a partir da madrugada desta sexta-feira (14). Confira um balanço dos serviços.

Transporte Coletivo

Com a paralisação de ônibus confirmada, a prefeitura de Florianópolis pretende disponibilizar transporte emergencial. O serviço será realizado por veículos escolares e de turismo em vários pontos da cidade. Como a categoria também decidiu aderir ao movimento nacional, não é possível prever quantos motoristas participarão da iniciativa. Veja aqui os possíveis locais e valores.

Em Blumenau, a previsão é de que os ônibus fiquem nas garagens entre 3h e 7h, com circulação parcial durante o dia.

Já em Joinville, funcionários participam de uma assembleia às 9h para definir os rumos da paralisação e a possibilidade de adesão ao protesto.

Educação

A UFSC informou que alguns serviços, como a Biblioteca, o Restaurante Universitário e outras estruturas não irão funcionar por conta da adesão dos funcionários à paralisação e a falta do transporte público na Capital.

Por meio de nota, a instituição disse ainda que as aulas serão mantidas, mas os professores devem flexibilizar as atividades.

Na Udesc, o serviço administrativo funcionará normalmente em todo o Estado. Somente na Capital, as aulas não contarão com avaliações.

Saúde

Os funcionários estaduais de Santa Catarina irão parar as atividades durante a sexta. Segundo nota repassada pelo Sindisaúde, a paralisação acontece a partir das 7h.

Já nos postos de saúde, a prefeitura de Florianópolis não informou quais unidades fecham, mas com a greve dos servidores municipais em andamento, postos e Unidades de Pronto Atendimento não devem atender durante o dia.

Bancários

Em assembleia na última quinta-feira (6), a categoria decidiu aderir ao movimento nacional. Segundo o Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, os bancos não devem abrir as portas amanhã. A expectativa é de que a situação se repita nas outras cidades de Santa Catarina.

Coleta de Lixo

Florianópolis ficará sem coleta de lixo nesta sexta-feira. Com a decisão, moradores devem armazenar o lixo em casa e colocá-los na rua somente no sábado (15), quando os serviços serão normalizados.

Geral