Grupo de apoio oferece qualidade de vida para obesos

Trabalho realizado no Cemps de Tijucas oferece reeducação alimentar e ensina até a adquirir os melhores alimentos

Anderson de Castro/Divulgação

Trabalho busca tratar pacientes antes da doença

Tijucas – Pacientes com obesidade leve à moderada estão encontrando no Cemps (Centro Municipal de Promoção à Saúde) de Tijucas o apoio necessário para mudarem seus hábitos alimentares e melhorarem suas condições de saúde e vida. Por meio da formação dos chamados Grupos de Reeducação Alimentar, eles participam de terapias coletivas, atividades físicas e avalições médicas que permitem a troca de informações sobre as mais variadas alternativas para a perda de peso e melhoria da autoestima.

O primeiro grupo formado pela nutricionista Mayara Guesser realizou o último de seis encontros na semana passada. O trabalho faz parte de uma das metas do Cemps, que é tratar a população entes da doença. “Os pacientes realizaram diversas atividades e foram informados sobre a forma correta e horários adequados de alimentação. Oferecemos todo um conjunto de informações sobre os fatores que devem ser considerados quando se quer perder peso e ganhar saúde”, explicou a nutricionista.

Até a forma como se deve adquirir os alimentos foi ensinada aos pacientes, que também receberam esclarecimentos sobre os valores nutricionais descritos em rótulos e embalagens. “Comecei a me alimentar da forma correta e a caminhar todos os dias. Depois destes seis encontros estou oito quilos mais magro. Nem esperava por isso. Só sei que vale a pena mudar os hábitos alimentares porque estou me sentindo muito bem”, disse o paciente Augusto Gonçalves da Luz. Ele começou a frequentar o grupo acompanhando a esposa e acabou aderindo ao programa, motivado pelo aparecimento dos resultados. O Cemps continua recebendo adesões para obesos e não obesos interessados na reeducação alimentar. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3263-5757.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias