Grupo RIC conquista cinco reconhecimentos no Prêmio Fatma de Jornalismo

Atualizado

A noite desta quarta-feira (7) foi especial para o Grupo RIC. A empresa de comunicação recebeu cinco reconhecimentos no Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, ressaltando a produção de conteúdo do grupo que busca incentivar ações positivas, entre elas a preservação do meio ambiente.

O destaque foi o especial “Fúria do Mar”, que conquistou as categorias “Mídia Impressa” Estadual e Regional Florianópolis publicado pelo Notícias do Dia. As reportagens traçaram um panorama das mudanças e estragos causados pela ressaca marítima na Ilha de Santa Catarina. A produção foi de Rodrigo Lima, Michael Gonçalves, Flávio Tin, Daniel Queiroz, Marco Santiago, Cristiane Severino e Rogério Moreira Júnior.

O ND também conquistou a categoria regional Joinville com a reportagem que mostrar a vida de pessoas que têm os rios da cidade no quintal de casa. Com reportagem de Windson Prado a série traça um perfil destas pessoas que buscam preservar o rio e evitar a poluição, além de mostrar o privilégio da vida ao lado dos rios.

Já a RICTV | Record TV recebeu a categoria regional Itajaí com a reportagem “Cata treco: um destino para os resíduos”. Para conscientizar as pessoas a descartarem resíduos em locais corretos a equipe buscou destacar a importância da preservação ambiental mostrando o trabalho do projeto que recolhe rejeitos, evitando que sejam jogados em terrenos baldios e nas margens de rios. A reportagem foi de Juliana Senne, com imagens de Elias Gotaski e edição de Heloísa Custódio.

A segunda reportagem da emissora venceu a categoria regional Criciúma e mostra que o destino inadequado do lixo, além de provocar problema ambiental também gera impactos econômicos. A reportagem foi de Renam Meinen, com imagens de Fabiano Cruz e edição de Bira Bombilio.

Neste ano, a premiação recebeu 92 inscritos e reconhece as melhores matérias jornalísticas sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense em cinco categorias: mídia impressa, telejornalismo, radiojornalismo, internet e fotojornalismo. Além dos finalistas, o júri também selecionou alguns trabalhos e veículos que irão receber menção honrosa por participação.

“Cata treco: um destino para os resíduos” – RICTV | Record TV Itajaí 

Dinheiro no lixo: empresas encontram na reciclagem um mercado rentável – RICTV | Record TV Florianópolis 

Fúria do Mar – Jornal Notícias do Dia 

Regional Joinville – Windson Prado – Série– Jornal Notícias do Dia Joinville

https://ndonline.com.br/joinville/noticias/a-beira-do-cachoeira-eles-nao-sao-pescadores-mas-tem-o-rio-de-joinville-na-porta-de-casa

https://ndonline.com.br/joinville/noticias/diagnostico-precoce-salva-criancas-no-combate-ao-cancer-infantil-em-santa-catarina

https://ndonline.com.br/joinville/noticias/pescador-de-joinville-vive-ha-mais-de-60-anos-tendo-o-rio-cachoeira-como-quintal

Jornalismo