Homem cai em cachoeira e é resgatado por rapel no Alto Vale do Itajaí

Atualizado

Um homem de 26 anos foi resgatado pelo helicóptero dos bombeiros após saltar de uma cachoeira localizada na Ponte 16, em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.

O acidente aconteceu na tarde deste domingo (12), por volta das 17h40. Ele teve ferimentos na região do crânio e nos membros inferiores, o que o impediu de sair do local andando.

Resgate feito por rapel de jovem que se machucou após saltar em cachoeira, em Ibirama – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou o atendimento em parceria com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Por conta da geografia local, com relevo acidentado e inúmeras árvores, não foi possível realizar o pouso da aeronave, nem a retirada da vítima por terra.

Com isso, a solução foi a realização de um rapel. Um tripulante operacional do helicóptero Arcanjo 03 desceu até o terreno, enquanto a aeronave pairava entre as fendas dos morros. Após todos os procedimentos de resgate, com a utilização de cabos e maca de ribanceira, a vítima e o tripulante foram içados pela aeronave e deixados em local seguro e plano, para o atendimento pré-hospitalar.

Por causa dos fortes ventos, o sobrevoo durou aproximadamente 36 minutos.
A vítima foi conduzida ao hospital local pela viatura do Samu.

Mais conteúdo sobre

Geral