Homem é resgatado após ficar preso entre pedras ao pular em cachoeira, em Florianópolis

Vítima precisou ser socorrida por bombeiros e tripulantes do helicóptero Águia 2 da PM

Um homem de cerca de 30 anos precisou ser resgatado pelo helicóptero Águia 2, da Polícia Militar, e pelo Corpo de Bombeiros após cair entre duas pedras ao tentar pular em uma cachoeira, no Saco Grande. Com suspeita de fratura na lombar e sem conseguir sentir as pernas, ele foi socorrido em um local de difícil acesso, próximo às antenas, e encaminhado ao Hospital Celso Ramos. O fato aconteceu nesta terça-feira (14).

No alto do morro do Saco Grande, local do acidente é de acesso restrito - Águia 02/PM/Divulgação/ND
No alto do morro do Saco Grande, local do acidente é de acesso restrito – Águia 02/PM/Divulgação/ND

A vítima estava com o tio no entorno da cachoeira, quando escorregou em uma das pedras e caiu de uma altura de 3 metros em uma vala. O homem ficou preso entre as pedras e teve escoriações por todo o corpo.

Por se tratar de um resgate em uma área de acesso restrito, o Corpo de Bombeiros precisou pedir ajuda ao helicóptero Águia 2. Como não havia a possibilidade de pouso próximo à vítima, dois tripulantes desceram da aeronave com uma maca e equipamentos médicos. O helicóptero foi pousado em uma trilha, localizada a 10 minutos do local, de onde outros dois tripulantes partiram para prestar auxílio. Logo em seguida, dois bombeiros do GBS (Grupo de Busca e Salvamento) chegaram à cachoeira.

Para o resgate do homem, que tem mais de 100kg, foi necessário amarrar a maca em árvores para que ela fosse puxada para cima das pedras. “As pedras da região são bastante escorregadias e essa fase da operação foi bastante complicada”, explica o capitão Mateus Szpoganicz, do Águia 2. Para o embarque no helicóptero, a aeronave precisou planar a meio metro do chão. A operação chegou ao fim apenas às 17h55, quando o homem foi recebido pela ambulância do Samu no heliporto da Beira-mar Norte.

+

Notícias