Homenagens marcam aniversário da Brigada Silva Paes, em Florianópolis

Atualizado

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada Silva Paes, comemorou nesta segunda-feira (11) seus 48 anos de instalação em Santa Catarina. Para celebrar, foi realizada uma solenidade na sede da instituição, no Centro de Florianópolis.

Aniversário da brigada foi uma oportunidade também de homenagear personalidades militares e civis que contribuíram para o Exército Brasileiro – Foto: Flávio Tin/ND

Além das autoridades do Exército e ex-combatentes, estavam presentes também o governador Carlos Moisés da Silva, o prefeito em exercício João Batista Nunes e outros convidados.

Para o General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, é um privilégio comandar a Brigada Silva Paes na terra de sua família, Florianópolis. “Há 48 anos, o Exército decidiu colocar um comando de oficial-general aqui no Estado. Isso significa que o Exército entendeu a importância de Santa Catarina. Comemoramos 48 anos de uma história que, na verdade, tem raízes muito mais profundas, como a história do Brigadeiro Silva Paes, que fortificou esta ilha e dá o nome à nossa brigada”, conta o general.

Governador elogia atuação da brigada

A atuação do Exército Brasileiro foi elogiada pelo governador Moisés e destacou sua importância para a Segurança Pública estadual: “O Exército Brasileiro interage estreitamente com as polícias de nosso estado, com a Polícia Federal, com a Defesa Civil de nosso estado e é muito requisitado em tempos de paz e em tempos – entre aspas – de guerra”, disse em seu discurso.

O aniversário da brigada foi uma oportunidade também de homenagear personalidades militares e civis que contribuíram para o Exército Brasileiro. Entre os que receberam o Diploma de Amigo da Brigada Silva Paes estão o Comandante Geral da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), Coronel Araújo Gomes e o governador Carlos Moisés da Silva.

O governador se demonstrou muito feliz em receber a honraria do Exército Brasileiro. “Eu a recebo em nome do estado de Santa Catarina e em nome de todos aqueles que comigo trabalham no Estado”, agradeceu.

Homenagens a civis

Também foram homenageados os vereadores Claudinei Marques e Fábio Alexandre Daionso, a diretora do Detran/SC, delegada Sandra Mara Pereira, e o presidente da Acaert (Associação Catarinente de Rádio e Televisão) e do Grupo RIC, Marcello Corrêa Petrelli.

“[O exército] está lá para defender, mostrar o conceito de disciplina, valores. Nós sermos reconhecidos aqui é um privilégio e um orgulho, com certeza”, declarou Petrelli.

A solenidade contou também um desfile de parte das tropas do 23º Batalhão de Infantaria, Batalhão Jacinto Machado de Bittencourt de Blumenau, do 62º Batalhão de Infantaria, Batalhão Francisco de Lima e Silva de Joinville, do 63º Batalhão de Infantaria, Batalhão Fernando Machado de Florianópolis, do 28º Grupo de Artilharia de Combate, Grupo Severiano Martins da Fonseca de Criciúma, e da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria, com sede em Tubarão.

Confira os nomes dos homenageados

– Carlos Moisés da Silva, governador de Santa Catarina

– Alexandre Lopes Vianna de Souza, capitão dos Portos de Santa Catarina, capitão de Mar e de Guerra

– Luiz dos Santos Alves, coronel aviador e comandante da BAFL (Base Aérea de Florianópolis)

– Araújo Gomes, coronel e comandante-geral da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina)

– Claudinei Marques, vereador de Florianópolis

– Fábio Alexandre Dalonso, vereador de Joinville

– Sandra Mara Pereira, delegada, diretora do Detran/SC

– Antônio Obet Koerich, presidente do Grupo Koerich

– Gilberto Ziebarth, presidente da Sociedade Amigos do 23º Batalhão de Infantaria,

– Marcello Corrêa Petrelli, presidente da Acaert (Associação Catarinente de Rádio e Televisão) e do Grupo RIC

Mais conteúdo sobre

Geral