Hora dos exercícios! Entidades lançam guia para pacientes que estão na quarentena

Autoridades da saúde do Brasil se reuniram para criar GUIA de exercícios de força para a manutenção de saúde física e mental de pacientes neste período de quarentena devido à Covid-19. São elas:

 

– Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte

– Sociedade Brasileira de Diabetes

– Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

– Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica

A médica endocrinologista e clínica geral Cristina Schreiber Oliveira repercutiu este guia e aconselha as pessoas que estão em quarentena a manterem uma rotina com as indicações das entidades.

“É muito importante seguirmos em movimento, mesmo respeitando as regras da quarentena e do isolamento social”, destaca Dra. Cristina Schreiber.

As autoridades recomendam que as pessoas em quarentena continuem fazendo sua atividade física regularmente e com intensidade moderada, por pelo menos 30 minutos por dia.

“Não há vantagens em fazer exercícios físicos de alta intensidade na quarentena”, recomendam as instituições.

A prática de exercício em casa pode ser uma alternativa viável para manter os padrões mínimos de saúde em tempos de coronavírus.

Exercícios com o próprio peso do corpo (ou com elásticos, sacos, garrafas PETs, etc) são alternativas ao treinamento de força que ajuda na preservação da musculatura e consequentemente da saúde metabólica.

 

Pratique de acordo com o guia elaborado pelos especialistas

 Exercício para o Core

A musculatura profunda do abdome auxilia na estabilização do quadril, da região lombar e pode prevenir dores e desconforto nesses locais

Mantenha a contração do abdome durante o exercício. Permaneça por 30 segundos em cada posição. Faça até 3 séries. – Foto: Divulgação

Mantenha a contração dos glúteos e abdome neste exercício. – Foto: Divulgação

Suba até retirar os ombros do chão, olhe para um ponto fixo no teto. Isso ajudará na estabilização do pescoço. Solte o ar na subida do movimento. – Foto: Divulgação

Faça até 3 séries de 15 a 20 repetições.

Faça uma pausa de 1 a 2 minutos entre cada exercício.

 

Exercícios para membros superiores

Além de enrijecer a musculatura, os exercícios para membros superiores podem contribuir para evitar problemas posturais.

Apoie os joelhos em um colchonete ou toalha dobrada. Contraia o abdome e desça lentamente até os ombros se alinharem aos cotovelos. – Foto: Divulgação

Faça 3 séries de 15 a 20 repetições para todos os exercícios.

Saúde Mais – Foto: Divulgação

Saúde Mais – Foto: Divulgação

Exercícios para membros inferiores

Esses exercícios ajudam a manter a circulação e manutenção da força nas pernas para suas atividades diárias.

Saúde Mais – Foto: Divulgação

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