Hospital Celso Ramos continuará sem tomógrafo por pelo menos mais 12 dias em Florianópolis

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os técnicos já verificaram o problema e agora aguardam a chegada da peça importada para fazer o conserto

O Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, continua sem um tomógrafo há três semanas.  A SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou nesta segunda-feira (29) que os técnicos da Phillips já verificaram o problema e, agora, aguardam a chegada da peça, que é importada, para fazer o conserto. A secretaria comunicou que o prazo é de 12 dias. Enquanto isso, os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Regional de São José.

>> Hospital de Florianópolis está sem tomógrafo

Após chegar a peça, os técnicos farão o processo de troca e os testes para colocar o aparelho em uso novamente. A tomografia computadorizada é uma modalidade do diagnóstico por imagem que permite a visualização de estruturas em forma de cortes. O paciente é colocado em uma maca e as imagens são captadas em três planos: sagital (direita e esquerda), coronal (frente e atrás) e axial (metade).

Técnico já avaliaram o equipamento, mas peça deve chegar em 12 dias - Flávio Tin/ND
Técnicos já avaliaram o equipamento no Hospital Celso Ramos, mas peça deve chegar em 12 dias – Flávio Tin/ND

Na região metropolitana da Grande Florianópolis apenas os hospitais Regional de São José e Celso Ramos realizam exames de tomografia. No segundo, que é referência em neurologia, o equipamento é fundamental para o diagnóstico de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O aparelho é essencial para o diagnóstico de diferentes doenças e para pessoas em situação de pré-operatório. Dos 13 hospitais públicos em Santa Catarina, apenas quatro têm os tomógrafos nas cidades de Florianópolis, São José, Lages e Joinville.

O tomógrafo do Hospital Celso Ramos funciona 24 horas por dia. A utilização do equipamento reduz no período noturno e, mesmo assim, dezenas de pessoas são atendidas diariamente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...