Hospital Dona Helena em Joinville promove Simpósio Catarinense de Bioética

Evento que ocorre nesta sexta-feira (23) tem como tema “A ética no aprimoramento da performance humana”

Divulgação/ND

Evento começa às 9h0 no Hospital Dona Helena, que fica localizado na rua Blumenau 123, no Centro

As inscrições antecipadas para o 15º Simpósio Catarinense de Bioética, realizado pelo Hospital Dona Helena, terminam no fim da tarde desta quinta-feira (22). O evento que ocorre nesta sexta-feira (23) tem como tema “A ética no aprimoramento da performance humana”. Cerca de 300 pessoas já foram inscritas e, de acordo com a organização do evento, caso haja vagas é possível se inscrever momentos antes da abertura, mas, para garantir, os interessados nas palestras e mesas redondas podem mandar email para bioética@donahelena.com.br.

O destaque deste ano é a presença da professora doutora Simone Bateman, pesquisadora do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), da França. É ela quem abre o evento, às 9h30, com a palestra sobre a ética no aprimoramento da performance humana. Para o médico que organiza o evento, Carlos José Serapião, a bioética pode parecer um assunto muito técnico, mas na verdade trata da vida e do cotidiano. “Bioética quer dizer a ética da vida. Bio quer dizer vida e ética é tudo aquilo para que é feito para o melhor”, comentou Serapião.

O público alvo do simpósio não é apenas o corpo de profissionais da saúde, mas sim a sociedade em geral. “O que a gente procurou nessa edição foi o marco revolucionário do pensamento humano”, ressaltou o médico.

Na programação está também o painel “Fundamentos da Bioética Social”, onde serão discutidas a sociedade do conhecimento, valores e direitos humanos e sociedade civil e cidadania. Os convidados são José Dimas Maciel Monteiro, de Florianópolis, Euler Renato Westphal, teólogo e professor da Univille, e Nelma Baldin, doutora em educação e professora da Univille.

 Na parte da tarde, o médico Gerson Zafalon Martins, do Paraná, apresenta a conferência “Qual médico a sociedade quer?”. Além disso, uma mesa-redonda discute “A humanização na atenção hospitalar”, com coordenação do médico Nelson Grisard, e participação dos médicos José Eduardo Siqueira (Londrina), Paulo Pertsew (Joinville) e da consultora da PNH (Política Nacional de Humanização) do Ministério da Saúde, Carine Ferreira Nied (Brasília).

 O Simpósio Catarinense de Bioética é uma realização do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Bioética/Regional Santa Catarina e do Bom Jesus/Ielusc.  

Programação

9h – Cerimônia de abertura

9h30 – Conferência – A ética no aprimoramento da performance humana

10h30 – Coffe break

10h50 – Painel: Fundamento da bioética social

12h30 – Almoço (livre)

13h45 – Conferência: Qual o médico a sociedade quer?

14h45 – Coffe break

15h – Mesa redonda: A humanização na atenção hospitalar

17h – Encerramento

17h15 – Happy Hour/ Encontro com os autores  

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...