Idoso teve alta três dias antes de morrer pela Covid-19 em Antônio Carlos

Atualizado

O homem de 79 anos, morto pelo coronavírus (Covid-19) nessa quarta-feira (8), tinha recebido alta hospitalar quatro dias antes de morrer. Mohamed Shateer  Khan era morador da casa de repouso em Antônio Carlos onde dois outros idosos já tinham morrido vítimas da Covid-19.

Idoso morto nessa quarta-feira é terceira morte em decorrência da Covid-19 em casa de repouso – Foto: Pixabay

A morte foi confirmada pela prefeitura de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis. Ele foi testado para o vírus no dia 26 de março, um dia após Harry Klueger morrer pelo coronavírus. Morto aos 86 anos, ele foi a primeira vítima fatal da Covid-19 em Santa Catarina.

Além de Klueger, outra idosa de 65 internada na casa de repouso também morreu em razão do vírus. A mulher ficou internada no Hospital de Biguaçu, onde faleceu no dia 2 de abril.

Vítima recebeu alta hospitalar

Mohamed apresentou um quadro de pneumonia no dia 25 março. Junto com os outros 23 idosos moradores da casa de repouso e os funcionários, ele foi testado para o coronavírus. Ao todo, foram recolhidas 49 amostras. O resultado, divulgado apenas no dia 2 de abril, deu positivo.

Leia também:

De acordo com a Prefeitura de Antônio Carlos, nove idosos da casa de repouso estão infectados pelo vírus e assim como dois profissionais da saúde que atuam na instituição.

Com a piora nos sintomas da Covid-19, o idoso foi internado no Hospital da Unimed na última semana. No sábado, segundo a prefeitura, ele recebeu alta hospitalar.

Por meio de nota o Hospital da Unimed informou que o paciente recebeu o tratamento adequado para o quadro clínico apresentado.

O Hospital informou ainda que não fornece informações sobre sobre a saúde do paciente sem o concedimento da família ou de responsáveis legais.

De volta a casa de repouso, ele voltou a apresentar sintomas da doença e sentiu dores abdominais.

Por volta da 00h de domingo (5), Mohamed deu entrada no Hospital Florianópolis. O local é referência para o tratamento de doentes com o vírus na Grande Florianópolis. Na madrugada de quarta-feira, por volta da 1h, ele faleceu.

Segundo a prefeitura de Antônio Carlos, ele era morador do bairro Estreito, em Florianópolis, antes de ser internado na casa de repouso.

Morte sob investigação

Uma quarta morte de pacientes da casa de repouso é investigada. A idosa, que não teve a idade revelada, morreu no dia 3 de abril no Hospital Regional. Segundo a prefeitura de Antônio Carlos, a mulher tinha sintomas de pneumonia e um quadro de infecção urinária.

O teste, feito do dia 26 de março na casa de repouso, deu resultado inconclusivo. A amostra que estava no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) foi encaminha a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Não há previsão para a divulgação do resultado.

Antônio Carlos tem 12 casos confirmados de infecção pela Covid-19 e apenas um deles não é ligado a casa de repouso. Trata-se um morador da cidade que fez o exame em uma laboratório privado. Ele segue em isolamento.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nessa quinta-feira (9), Santa Catarina tem 693 casos e 18 mortes.

Mais conteúdo sobre

Saúde