Inauguração do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz é alterada para outubro

A inauguração do novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, prevista para 1º agosto foi alterada para 1° de outubro de 2019.

Novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis - Ricardo Wolffenbüttel/Floripa Airport/Divulgação
Novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis – Ricardo Wolffenbüttel/Floripa Airport/Divulgação

A nova data foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela Floripa Airport, que administra o aeroporto desde janeiro do ano passado. A decisão foi tomada em cooperação com o governo do Estado, com o objetivo de minimizar o impacto que a inauguração do novo terminal teria, sem a via de acesso, no tráfego do Sul da Ilha e, potencialmente, nas operações aeroportuárias.

Segundo informações da Floripa Airport, que administra o aeroporto desde janeiro de 2018, o prazo de conclusão previsto no contrato de concessão é outubro de 2019, porém, como as obras estão adiantadas a empresa havia afirmado que poderia inaugurar antes do tempo previsto.

A cargo do governo do Estado, o acesso pelo bairro Carianos é o gargalo na abertura do novo terminal de passageiros. O trecho mais crítico é o chamado de lote 01-B, do viaduto Carianos até o rio Fazendinha, que foi desmembrado em duas licitações. A licença ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) foi dada em janeiro, mas o andamento emperrou nas 80 desapropriações que eram necessárias para iniciar e concluir a obra no prazo.

Terminal mais moderno

As obras do novo terminal começaram em 15 de janeiro, com o cercamento e preparação do terreno que iria receber a construção do prédio. O espaço é quatro vezes maior do que o atual aeroporto.

Agora, com 60% da obra concluída, os trabalhos agora estão na fase de acabamentos e instalações. Neste mês, o prédio está sendo fechado com 7 mil metros quadrados de vidros, garantindo luz natural e menos consumo de energia e uma visão mais ampla do entorno do terminal.

Também estão sendo instalados os 42 pilares que vão dar sustentação ao viaduto que levará até a entrada do terminal, no bairro Carianos.

Em dezembro, foi concluída a área de check-in, bastante ampla e que abrigará grandes painéis de voos.

Uma das novidades é que a estrutura contará com dez pontes de embarque, que não existem no atual terminal, permitindo maior conforto no trajeto até a aeronave. O embarque será no piso superior e o desembarque no térreo. Também haverá uma pista paralela para o taxiamento de aeronaves, liberando as pistas principais para receberem mais voos.

Cidade