Incêndio atinge área de cerca de 250 campos de futebol em Barra Velha

um incêndio atingiu o bairro Vila Nova, na cidade de Barra Velha, Norte do Estado. O fogo consumiu cerca de 250 campos de futebol.

Veja na reportagem!

+

Cidade Alerta SC

Loading...

Incêndio atinge área de cerca de 250 campos de futebol em Barra Velha

Diversos focos foram encontrados em área de plantação de pinus no bairro Vila Nova

Mais de dez horas se passaram até que as equipes dos Bombeiros Militares encerrassem o trabalho na noite desta quarta-feira (22), em Barra Velha, no Litoral Norte do Estado.

Diversos focos de incêndio se espalhavam pela área – Foto: Águia PM/SCDiversos focos de incêndio se espalhavam pela área – Foto: Águia PM/SC

Um incêndio que começou logo no início da manhã empenhou diversas equipes no combate ao fogo no bairro Vila Nova. O principal problema, explica a capitã Polliana Muller Giacomin, dos Bombeiros Militares, é a presença de diversos focos espalhados em uma grande área de plantação de pinus que, aparentemente, não vinha sendo limpa há algum tempo.

“A atuação de hoje foi difícil porque o terreno está impondo algumas condições de difícil controle. Essa vegetação que encontramos aqui está possivelmente há muito tempo sem limpeza, sem retirada das folhas. Então, tem muito material para ser queimado, um material seco. O clima está seco, com um pouco de vento também, o que contribui e forma um cenário ideal para propagação desse tipo de incêndio”, explica.

Helicópteros Arcanjo e Águia auxiliaram no combate ao fogo – Foto: Adrieli Evarini/NDHelicópteros Arcanjo e Águia auxiliaram no combate ao fogo – Foto: Adrieli Evarini/ND

Os focos se espalharam e, segundo a estimativa dos bombeiros, a área atingida equivale a cerca de 250 campos de futebol.

As causas do incêndio ainda são incertas, mas o local deverá passar por perícia e investigação. “É difícil dizer com precisão, mas o que nos chama a atenção hoje é que há diversos focos em pontos isolados”, fala a capitã.

Embora o fogo tenha sido controlado, existe a possibilidade de retomada das chamas devido ao terreno e ao clima seco. A bombeira explica ainda que o fogo ainda pode estar queimando em profundidade e as condições do clima e do terreno pode fazer com que essa “brasa” seja levada para outro ponto, ocasionando novo incêndio.

Perícias serão realizadas no local para avaliar as causas do incêndio – Foto: Adrieli EvariniPerícias serão realizadas no local para avaliar as causas do incêndio – Foto: Adrieli Evarini

Por isso, nesta quinta-feira (23), equipes dos Bombeiros Militares auxiliados por maquinário cedido pelo proprietário do terreno e pela Prefeitura, devem realizar a limpeza do local a fim de evitar que o fogo reacenda.

O diretor da Defesa Civil de Barra Velha, Elton Cunha, conta que esse tipo de incêndio tem sido frequente na região por uma soma de fatores: tempo seco e a cultura de atear fogo em lixo e vegetação.

“Nós pedimos para a população evitar primeiro descartar entulho e lixo em local inapropriado e, claro, não colocar fogo. Vidas estão em jogo”, salienta.

Foram utilizados cerca de 34 mil litros de água no combate ao incêndio.

Leia também:

Incêndio é registrado às margens da BR-101, em São José

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...