Incêndio nesta quarta atinge vegetação na Via Expressa Sul, em Florianópolis

Atualizado

Um incêndio em uma área de vegetação chamou a atenção de quem passava pela Via Expressa Sul, em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira.

Tempo seco e a estiagem são as causas dos incêndios nessa época do ano – Flávio Tin/ND

De acordo com o comandante de área do Corpo de Bombeiros alguns incêndios com essas características aconteceram nesta tarde. O comandante ainda informou que a causa é a estiagem e o tempo seco.

Até às 17h15 desta quarta-feira o fogo já havia sido controlado pelos bombeiros.

Leia também:

O tenente-coronel Jefferson de Souza, coordenador de incêndio florestal do Corpo de Bombeiros, orientou que a população evite a prática de queimadas nesta época de estiagem, principalmente em lixos, limpeza de terrenos e pastagens.

Souza ainda ressaltou que após dias de frio intenso, com a incidência de geadas, é comum que a vegetação seque, se tornando propícia para a ocorrência de incêndios.

Como agir em casos de incêndio?

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. A tentativa de combate as chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados. Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor.

Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.

Mais conteúdo sobre

Geral