Índios venezuelanos têm estadia negada no Tisac e ganham abrigo em Florianópolis

Grupo com sete adultos e 13 crianças teria sido obrigado a embarcar em um ônibus de Itajaí para a Capital no domingo

A Prefeitura de Florianópolis informou, na noite desta segunda-feira (23), que os índios venezuelanos serão acolhidos no Complexo Nego Quirido, onde receberão alimentação e pernoite. O grupo da Tribo Warau teria sido obrigado a embarcar em um ônibus de Itajaí para a Capital.

Conforme a Prefeitura, as lideranças indígenas do Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões) não aceitaram a estadia dos imigrantes.

Crianças receberam alimentos assim que desembarcaram no Terminal Rita Maria – Foto: Divulgação/NDCrianças receberam alimentos assim que desembarcaram no Terminal Rita Maria – Foto: Divulgação/ND

Diante da denúncia do “despacho”, autoridades policiais foram comunicadas e se deslocaram para o Terminal Rodoviário Rita Maria.

O ônibus chegou por volta das 17h, com sete venezuelanos adultos e 13 crianças, incluindo um bebê de pouco mais de um mês.

Repúdio

Ao ter a confirmação da chegada, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse sentir “repúdio à conduta desumana de enviar pessoas para qualquer cidade sem qualquer abrigo ou assistência”. A Prefeitura registrou um boletim de ocorrência.

O prefeito disse que neste primeiro momento os imigrantes não serão “devolvidos” para o município que os encaminhou por uma questão de humanidade, e para evitar incorrer no mesmo erro.

Leia também:

“Já avisamos o Ministério Público e nossa procuradoria para buscar uma solução legal para o caso”, comenta.

Contraponto

A Prefeitura de Itajaí negou que seja a responsável pela transferência dos imigrantes. Por meio de nota, a Secretaria de Assistência Social de Itajaí informou que o grupo chegou ao município no domingo (22), recebeu abrigo e que eles teriam deixado a cidade por conta própria.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...