Infestação de escorpiões amarelos é identificada em localidade de São Francisco do Sul

Atualizado

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, identificou uma pequena infestação de escorpiões amarelos, na localidade de Iperoba, em São Francisco do Sul. Ate o momento, não há registro de pessoas picadas pelo animal.

Até o momento, nenhuma pessoa foi picada pelo animal – Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Apesar da situação não ser grave, a vigilância orienta que a população deve ficar atenta aos cuidados, para evitar a proliferação dos escorpiões na região. Além disso, nenhum tipo de produto químico deve ser usado para o controle da praga.

“A recomendação principal é não permitir que o animal encontre um ambiente favorável para reprodução, mantendo residências e quintais limpos e organizados, sem acúmulo de lixo, restos de materiais de construção, entulhos, vedando ralos e frestas de paredes”, explica  Alexandre Muehlmann, coordenador da Vigilância em Saúde.

Ainda segundo Alexandre, todas as medidas de monitoramento e preconização, para manter a situação sob controle, já estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde.

Leia também:

Os escorpiões amarelos são venenosos e se abrigam principalmente em lugares com pouca luminosidade. Os acidentes acontecem quando o animal se sente ameaçado. Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas.

Em casos de acidentes, os moradores devem contatar imediatamente à Vigilância em Saúde, para que os fiscais tomem as medidas necessárias.

Saúde