Jacaré sai do mangue e ataca cachorro próximo ao Terminal da Trindade, em Florianópolis

Um jacaré saiu do mangue próximo ao Titri – terminal de ônibus da Trindade e ao manguezal do Itacorubi, em Florianópolis e atacou um cachorro na tarde de segunda-feira (22). Nesta terça (23), outro animal, com o dobro do tamanho foi avistado na calçada, na mesma região.

Jacaré que atacou cachorro - Reprodução/Facebook
Jacaré foi visto na calçada, na mesma região do ataque, nesta terça-feira (23) – Reprodução/Facebook

Segundo a Polícia Militar Ambiental de Florianópolis, que atendeu o caso e removeu o jacaré colocando-o de volta ao mangue, a recomendação é não se aproximar quando
avistar o animal e acionar a corporação.

Neste caso, o casal que passeava com o labrador disse não ter avistado o jacaré, por conta do mato alto de onde o animal teria surgido e atacado o cachorro de oito meses, chamado Gaia. O cachorro pertence ao estudante Matheus Cabreira, teve a mandíbula quebrada e está internado em uma clínica veterinária no continente, onde deve passar por cirurgia.

O sargento Jaison Carneiro disse que não é comum ataques desse tipo, mas que os animais estão chegando às ruas pela rede pluvial. “A Polícia Militar Ambiental está
fazendo um estudo sugerindo a colocação de grades na tubulação para evitar que eles passem e essa sugestão será encaminhada à Prefeitura”, afirma.

De acordo com o sargento, não há registros de outros ataques na região. Porém, é comum que eles saiam, especialmente quando há muita chuva. “Há uns seis meses, vários jacarés saíram do mangue, há muitos nesta região e logo teremos de pensar em um controle dessa população, já que não há predador natural. Provavelmente, transferiremos parte dos jacarés para outro local”, diz o sargento.

O telefone da Polícia Ambiental é (48) 3365-4906.

Cidade