Japoneses pintam vaca com listras das zebras em estudo contra insetos

Pesquisadores japoneses pintaram uma vaca com listras comuns das zebras. A ideia era verificar a função das manchas que o animal que tanto desperta oo interesse das crianças carrega. Cientistas do Aichi Agricultural Research Center entenderam que dessa maneira poderiam verificar se as listras das zebras servem mesmo para impedir que as temidas moscas mutucas e outros insetos pousem no animal.

Vacas sofrem com picadas de insetos – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Dispostos a confirmar que as listras afastam mesmo os insetos indesejados, eles pintaram uma vaca para analisar se ela ficaria imune aos insetos. As picadas acabam prejudicando o desempenho dos gados. Isso gera grande prejuízo financeiro aos criadores.Também é comum que bois e vacas fiquem amontoados justamente para se ajudarem a afastar os insetos e evitar as suas picadas.

Pesquisa mostrou utilidade das listras das zebras

Durante o estudo a vaca pintada foi analisada por alguns dias e o resultado foi positivo. O animal apresentou metade das picadas das suas “colegas” de espécie. Além disso, a vaca pintada com as listras das zebras ficou bem menos agitada, pois precisava se mexer menos para afastar os insetos. Entretanto, ainda não existe nenhuma sinalização de que outros estudos serão feitos neste sentido. Porém, os resultados foram considerados animadores pelos japoneses. Em um comunicado eles informaram que a pesquisa será enviada para os Estados Unidos. O país norte-americano é um dos que mais sofre com prejuízos causados pela picada de insetos no gado.

Dentre várias utilidades das listras das zebras aparecem as de camuflarem o animal, confundir predadores, regulagem térmica e facilitar a comunicação entre os animais da mesma espécie. Afastar insetos é apenas uma delas, entretanto, uma das mais importantes.

Leia também:

Mais conteúdo sobre

Mundo