Jaraguá do Sul confirma primeiro caso de sarampo de 2019

Atualizado

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, confirmou nesta terça-feira (5) o primeiro caso de sarampo de 2019. Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 12 casos suspeitos foram identificados na cidade, sendo que sete já foram descartados.

Vacina é única forma de prevenção – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

A Vigilância Epidemiológica Municipal está realizando ações de investigação e bloqueio da doença no município. Além disso, de acordo com a prefeitura, caso seja necessário, a vigilância deve fazer novos procedimentos nos próximos dias.

Até o mês de novembro, mais de 16 mil pessoas entre seis meses e 59 anos de idade receberam a dose da vacina em Jaraguá do Sul.

Na região Norte do Estado, as cidades de Guaramirim, Barra Velha, Schroeder, Mafra e Monte Castelo também registraram um caso da doença. Já Joinville, cidade vizinha de Jaraguá, 14 pessoas contraíram o sarampo. Na cidade, a doença já é considerada um surto.

Em SC, 59 casos da doença já foram confirmados

Em Santa Catarina, 59 pessoas foram infectadas com a doença segundo o último relatório da Dive/SC. No Estado, a doença já é considerada um surto ativo, já que ainda estão surgindo novos casos.

A faixa etária com o maior número de infectados é entre 20 e 29 anos. O grupo corresponde a 45% do total de catarinenses que contraíram a doença.

No dia 18 de novembro acontece a segunda etapa da campanha nacional de vacinação. O público-alvo é formado por jovens adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. Em Santa Catarina, a estimativa é de que cerca de 550 mil pessoas sejam vacinadas.

Até o mês de outubro, 99,56% das crianças até um ano de idade foram vacinadas contra o sarampo. Em relação a cobertura vacinal dos adultos, a Dive não possui os dados.

O que é o sarampo?

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Leia também:

Saúde