Jardim Botânico de São José terá diversas atividades de aniversário

No sábado (17), o Jardim Botânico de São José comemorará quatro anos de criação com uma intensa programação de atividades para toda a comunidade. No dia haverá uma edição especial do projeto Bairro em Movimento, com diversas atrações culturais, brincadeiras para crianças, distribuição de mudas e sementes e um espaço para food truck.

O evento, que será realizado das 14h às 18h, também terá a entrega do Jardim Sensorial, que é composto por mais de 50 espécies diferenciadas, distribuídas por 45 canteiros de até 80 cm de altura. Esse jardim oferece um passeio repleto de sensações às pessoas com deficiência e toda a comunidade. O jardim também possui um túnel constituído com parreiras, plantas comestíveis e uma fonte de água natural. Tudo isso permitirá, por exemplo, que cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, além de pessoas com outras deficiências, possam ter contato sensorial com diferentes texturas.

Jardim Botânico de São José completa quatro anos de criação – Marcela Ximenes/ND

Com 160 mil m² de Mata Atlântica preservada, o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina foi inaugurado no dia 14 de agosto de 2015. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB), o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.

O espaço conta com a sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies.

O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, sendo que as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040. A unidade está localizada na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas.

Mais conteúdo sobre

Meio Ambiente