Joinville confirma dois novos casos importados de dengue

Atualizado

Dois novos casos importados de dengue foram confirmados em Joinville, Norte do Estado. Segundo a Secretaria da Saúde, os dois pacientes moram no bairro Jarivatuba, na zona Sul da cidade e foram infectados durante uma viagem ao Paraná. Segundo o município, o casal teve sintomas leves da doença e passa bem.

O número de focos do mosquito já é três vezes maior do que o total do ano passado – Foto: Divulgação/Fiocruz

Neste ano, Joinville registrou três casos da doença contraída no município. Além disso, com a atualização dos dois novos pacientes, a cidade chega a 14 casos importados de dengue em 2019.

Apesar de o número de registros não preocupar, a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti é motivo de atenção. O número de focos confirmados neste ano já é mais de três vezes maior do que o total do ano passado. São 2.886 focos do mosquito na cidade.

“Com o aumento do trânsito de pessoas, por causa das festas de fim de ano, e o alto número de focos do mosquito, podemos ter a transmissão dentro da cidade novamente”, pontua Nicoli dos Anjos, coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde.

Os bairros com mais focos do mosquito são: Boa Vista, Itaum, Fátima, Bucarein, Guanabara e Jarivatuba. “Os moradores do bairro Jarivatuba devem ficar em alerta para os sintomas da dengue, já que o bairro tem um grande número de focos do mosquito e teve o registro de dois casos importados recentemente”, reforça Nicoli.

Os principais sintomas de dengue são febre alta, dor muscular intensa e dor de cabeça e atrás dos olhos.

Leia também:

Mais conteúdo sobre

Saúde