Joinville mais sustentável durante a Semana Lixo Zero

Programação inclui atividades como feira com materiais reutilizados, visitas guiadas a cooperativas de reciclagem e pontos de coleta de lixo eletrônico

Fabricio Porto/ND

“Com este trabalho que faço tenho um ganho melhor do que quando era assalariada, além de ter horários mais flexíveis”, explica a artesã Fátima Schmoller

A artesã Fátima Schmoller, moradora do bairro Morro do Meio, zona Leste de Joinville, encontrou na reutilização da madeira uma forma de sustento. Há um ano ela faz artesanato com madeiras que virariam lixo, como sobras descartadas por madeireiras e galhos de árvore, e com a renda que ganha auxilia no sustento da família. “Com este trabalho que faço tenho um ganho melhor do que quando era assalariada, além de ter horários mais flexíveis”, conta ela.

Antes de começar a fazer artesanato, Fátima já tinha experiência com o material pois trabalhava em uma madeireira. Ela busca aperfeiçoamento e faz cursos na Fundação 25 de Julho. “O próximo passo será a profissionalização por meio do Microempreendedor Individual”, disse ela.

Além de reforçar das finanças da família, a artesã tem consciência de que está colaborando com a sustentabilidade ambiental. Ela é uma das participantes da Feira Lixo Zero, que ocorre na praça Nereu Ramos até sábado (31). Diversos brechós também estão participando da feira, e, segundo os organizadores, o objetivo é demonstrar que é possível produzir artesanato a partir de materiais reciclados, além de dar novo uso a roupas, livros e antiguidades.

A ação é uma das mais de cem que estão sendo desenvolvidas na Semana do Lixo Zero, que começou na sexta (23) e encerra no domingo (1º). A programação envolve limpeza de parque, intervenção urbana, palestras, oficinas, exposições, entre outras atividades. Visitas guiadas ao Núcleo de Reciclagem Sul, onde está localizada a Cooperativa Reciclar, fazem parte da agenda desta quarta-feira (28) – uma oportunidade para conhecer a realidade dos que trabalham com material reciclável e entender como todos os cidadãos tem responsabilidade no processo de reciclagem de materiais.

Pontos de coleta

Durante a Semana Lixo Zero haverá pontos de coleta de materiais eletrodomésticos e eletroportáteis no Shopping Mueller (em frente à Cassol), no Bonjour Espaço Colaborativo (rua João Theis, 99), na Embraco (até sexta na portaria 2), nos terminais de ônibus urbanos e Pronto Atendimentos da Saúde (campanha do Orbenk). A expectativa do coordenador da Semana Lixo Zero em Joinville, Gustavo Ritzmann, é que sejam coletadas para reciclagem duas toneladas em materiais eletrônicos.

A Embraco também está organizando um serviço excepcional de coleta para equipamentos de grande porte (como geladeiras, lava roupas e freezers). Os interessados deverão ligar e fazer seu agendamento entre os dias 26 e 30 de outubro. As coletas serão realizadas no dia 3 de novembro. Os produtos devem estar limpos, sem qualquer contaminação de matéria orgânica. O encerramento da Semana Lixo Zero será no domingo (1) no MAJ (Museu de Arte de Joinville), a partir das 14h.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...