Joinville promove caminhada pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Atualizado
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (3), cerca de 200 pessoas se reuniram em Joinville para uma caminhada simbólica, marcando a data.

Participantes da caminhada percorreram ruas da região central – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
A ação foi desenvolvida pelo Comde (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a inclusão.
Para Paulo Suldovski, vice-presidente do Comde e coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, é fundamental mostrar a pessoa com deficiência como uma pessoa produtiva, formadora de opinião e parte da sociedade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 23% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
“A pessoa com deficiência passou do período da segregação, depois da integração, e agora estamos no período da inclusão. E a gente quer ampliar este período, a gente quer que a pessoa com deficiência faça parte da sociedade. Que participe de tudo, da escola, do trabalho, participando da vida da cidade, ajudando a decidir e a construir a cidade”, destacou.

Cerca de 200 pessoas participaram da ação – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
O secretário de assistência social, Vagner de Oliveira, ressaltou a importância de ações para chamar a atenção da população. “A deficiência está na calçada, nas ruas, no preconceito para com a pessoa com deficiência visual, auditiva, motora”, disse.
Após uma cerimônia na Praça da Bandeira, os participantes da caminhada percorreram algumas ruas centrais com cartazes pedindo o fim da discriminação e a inclusão.
Leia também:
“Julgamento foi com base no CEP”, diz mãe que perdeu guarda por morar em comunidade