Joinville renova convênio com cidade da Suíça

Solenidade de assinatura de renovação do contrato ocorreu nesta terça-feira (11) na sede da Prefeitura de Joinville

A Prefeitura de Joinville assinou nesta terça-feira (11) a renovação do convênio de Cidade Irmã, firmado entre o Município e Schaffahausen, na Suíça. O documento, que formalizou a parceria para o período de 2020 a 2023, foi assinado pelo prefeito Udo Döhler e pelo governador do Cantão de Schaffahausen, Martin Kessler.

Convênio foi firmado durante cerimônia na tarde desta terça-feira (11) – Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura de Joinville. Participaram da reunião uma comitiva suíça, formada, além do governador, pelo prefeito de Schaffahausen, Peter Neukomm, o coordenador de Relações Internacionais, Emanuel Gyger, o vereador Markus Müller, a presidente da Associação dos Parceiros Schaffhausen-Joinville (APSJ), Jeanette Grüninger, além dos diretores e membro da APSJ, Willi Bächtold, Peter Baumer e Bernhard Meister.

O cônsul-geral da Suíça, em São Paulo, Urs Brönnimann, e o cônsul honorário da Suíça em Santa Catarina, Luiz Gonzaga Coelho, também participaram da solenidade. Após a assinatura do convênio, houve troca de presentes entre as Cidades Irmãs, onde o prefeito de Joinville entregou ao governador e prefeito de Schaffahausen, exemplares da medalha “Joinville 150 anos”.

Comitiva suíça também participou do evento – Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura de Joinville/ND/Divulgação

“Há pouco mais de 150 anos, a pobreza fez com que os suíços tivessem que migrar. Deixaram Schaffhausen, o norte da Suíça, para fundar o que hoje é Joinville, no Sul do Brasil. Queremos manter ativo esse intercâmbio com a assinatura desse contrato. E que nas próximas gerações haja continuidade no que está sendo feito por Joinville e Schaffhausen”, afirmou o governador do Cantão, Martin Kessler durante o evento.

Na ocasião, o cônsul-geral, Urs Brönnimann, também expressou sua satisfação por participar do ato bilateral entre Joinville e Schaffhausen, além de reforçar a colaboração para que as ações entre as duas cidades efetivamente aconteçam. Além disso, o prefeito de Joinville lembrou sobre a importância do trabalho e persistência dos imigrantes alemães e suíços para o desenvolvimento da cidade.

“Hoje, Joinville vive um momento privilegiado e antevemos que nos próximos 25 anos a cidade dobrará o tamanho da sua população e triplicará sua economia. Essa parceria que acabamos de firmar por mais quatro anos seguramente trará contribuição muito importante para que, adiante, possamos entregar aos nossos sucessores uma cidade ainda mais justa, mais forte, mais feliz e sustentável”, concluiu o prefeito

Documento formalizou parceria parceria para o período de 2020 a 2023 – Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura de Joinville/Divulgação

Leia também:

+

Notícias